A importância da experiência de compra para as vendas no varejo

Vamos refletir: por qual motivo o cliente vai sair de sua casa, passar calor ou frio, pegar trânsito, estacionar o carro e caminhar até a sua loja, se ele pode comprar e receber o produto no conforto de casa pagando igual ou mais barato?

Ou as lojas proporcionam um diferencial no tratamento ao cliente, uma experiência incrível, ou ele comprará pela internet.

Mas afinal, o que é essa tal experiência de compra?

A experiência de compra é o conjunto das percepções que um consumidor constrói ao interagir com uma operação varejista, durante o ato de consumo ou pesquisa. O contato com todos os elementos da operação – não apenas aqueles ligados diretamente ao marketing – vão compor uma imagem em relação a aquele determinado varejista. Analogamente, é como se estabelecêssemos um conceito de brand equity apenas para o ponto de venda. É a equação de valor da loja.

Por que criar uma experiência de compra em minha loja?

Experiência de compra deve ser meio e não fim. Uma loja não vive de prover experiências positivas e sim de vender seus produtos e serviços. Criar um momento de compra singular, que supere as expectativas de compra do seu consumidor simplesmente fará com que ele:

• Compre mais;
  • Volte mais vezes à sua loja;
  • Indique sua loja à sua rede de relacionamentos

Os consumidores são cada vez mais pobres de tempo e ricos de informação e isso faz com que eles sejam também cada vez mais seletivos com o local onde irão gastar seu dinheiro. Procuramos, como consumidores, alguém que valorize nosso tempo e que faça com que o ato da compra seja algo o mais prazeroso e eficiente possível. Prazeroso porque cada vez mais os critérios emocionais participam do processo de decisão de compra e muitas vezes precisamos optar entre ter um momento de lazer e fazer compras necessárias (juntar as duas coisas não seria genial?). Eficiente porque os recursos (tempo e dinheiro) são limitados e temos que alocá-los da melhor maneira possível.

Como criar uma experiência de compra

Todo tipo de interface do consumidor com a operação varejista é um componente da formação de percepção sobre a loja. Cada interação é uma oportunidade de criar imagem boa ou ruim e a resultante destas inúmeras interações vai definir como foi a experiência de compra.  Na busca de oferecer a melhor experiência possível, cabe ao varejista identificar o que satisfará seu consumidor e gerenciar os elementos para que esta interação ocorra e seja percebida por ele como positiva.

Alguns elementos que bem gerenciados contribuem para uma excelente experiência de compra:

ARQUITETURA E ASPECTOS VISUAIS

AMBIENTE

INTERAÇÕES SENSORIAIS

DIVERSÃO NO PROCESSO DE COMPRA

INTERAÇÃO DO CONSUMIDOR COM OS PRODUTOS E EQUIPE

SORTIMENTO E PREÇO ALINHADO COM AS EXPECTATIVAS

OPERAÇÃO SEM FALHAS

GENTE CATIVANTE, MOTIVADA E TREINADA

INEDITISMO E INOVAÇÃO

TECNOLOGIA ASSOCIADA AO PROCESSO

A conclusão é que não importa mais onde o cliente vai comprar (site, celular, loja física), o importante é que ele compre da sua marca onde e como se sentir mais confortável. É preciso fazer um excelente atendimento em todos os canais pra melhorar a experiência do consumidor com a marca, afinal vender produtos é consequência de uma boa experiência de compra.

Outra possibilidade são as Campanha Promocionais, fique por dentro da Campanha gratuita que incentiva as vendas nos associados CDL.

Quer mais informações? Veja alguns cursos que disponibilizamos afim de te ajudar a vender mais e a atender as expectativas do seu cliente.