Ainda dá tempo de se organizar e vender muito no Dia das Mães!

Por mais que elas digam: “não precisava”, toda mãe gosta de receber um carinho em forma de presente em seu dia. Não é à toa que o Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo, seja ele tradicional ou eletrônico.

Independentemente do seu segmento de atuação, essa data comemorativa pode render boas oportunidades de vendas. Mesmo as lojas que não se prepararam com antecedência para a data, ainda podem aproveitá-la. Para isso, é preciso adotar uma rápida estratégia e planejamento.

Corra, e aproveite essa oportunidade. Conselho de mãe: não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.

Estoque

Abasteça – O primeiro passo é mapear os produtos mais procurados nessa época e abastecer seu estoque. Consulte seu histórico de vendas e esteja sempre atento às novidades do seu mercado.

Organize-se – Para agilizar seu trabalho e o da sua equipe durante o período, você deve organizar os produtos da sua loja. Crie um espaço em seu estoque dedicado às mercadorias que mais saem na data. Separe os produtos por categorias, como cores, tamanhos e marcas.

Antecipe-se – Para acelerar o processo de entrega, você já pode deixar os produtos que vendem mais na data pré-embalados. Capriche no pacote, usando cores, laços e detalhes fofos. Você pode cobrar por essa opção, só não se esqueça de avisar seus clientes. Se puder oferecê-la como cortesia, ainda melhor.

Atendimento

Amplie o horário de atendimento – Analise a possibilidade de estender o seu horário de atendimento no período, para poder dar suporte aos filhos atrasados, que estão comprando de última hora.

Disponibilize diferentes canais – Telefone, e-mail, chat online, Skype e até o WhatsApp podem ajudá-lo nessa tarefa. Deixe um número dedicado à loja e informe aos clientes a existência desse meio de contato.

Reforce a equipe – Faça uma força-tarefa para dar conta do atendimento. Toda ajuda será bem-vinda para garantir o sucesso das vendas. Se precisar, contrate temporários. Se os colaboradores forem ficar mais tempo no trabalho, pague horas extras, ofereça lanches, providencie transporte e outras facilidades.

Envolva o time – Deixe claro qual é a importância que essa data tem para toda a empresa e enfatize que é fundamental, durante o atendimento, ser educado, manter a calma e buscar soluções para as dúvidas ou problemas do cliente.

Pós-vendas

Prepare-se para as trocas e devoluções – Embora compre com todo carinho, nem sempre o filho acerta no presente. Então, está aberta a temporada de trocas. Esteja pronto para elas.

Seja flexível – Que tal adotar políticas mais flexíveis para a data? Você pode oferecer, por exemplo, cinco dias a mais do que o comum para a devolução, sem cobrar taxas extras.

Promoções

Leve mais, pague menos – Pense na opção de oferecer descontos de acordo com a quantidade de produtos. Você pode, ainda, dar descontos no segundo ou terceiro produto do mesmo tipo ou oferecer um bônus a partir de um determinado volume ou valor de compras.

Faça vendas mais inteligentes – Aproveite a temporada para esvaziar seu estoque e ofereça uma venda mais completa. Relacione produtos que podem ser comprados juntos. Por exemplo, por que não apresentar, ao lado da bolsa, um cinto da mesma cor como produto relacionado? Crie também kits especiais para a data.

Colocando em prática essas dicas rápidas, você pode aproveitar melhor essa relevante data para o varejo. Mas é importante que você se planeje com antecedência para todos os outros eventos do calendário.

Desejamos um feliz Dia das Mães para você, e para seus negócios!

Promoção Dia das Mães – CDL Caxias – acesse aqui