10 sinais de que a gestão da sua loja precisa de ajuda!

Existem momentos na vida dos negócios, em que alguns questionamentos surgem na cabeça dos empresários, frutos de sinalizações originadas pelo movimento de caixa, feitas por clientes, fornecedores ou amigos.  Precisamos estar atentos , antenados, para perceber com clareza os sinais e agir em tempo hábil, tomando medidas corretivas aos resultados dos nossos negócios.

Alguns questionamentos que poderão surgir, indicando que há necessidade de um diagnóstico de melhorias para sua loja:

1)  Deseja melhorar a rentabilidade do negócio / empresa, que vem caindo mês a mês e não sabe quanto está ganhando ?….a loja continua faturando, o movimento está bom, mas os resultados financeiros estão diminuindo….

2) Já ouviu antigos clientes pontuais alegarem dificuldades no fluxo de caixa e ultimamente teve prejuízos com atrasos,  cheques devolvidos, inadimplência?….o seu balcão está se tornando um muro de lamentações e o pessoal da cobrança vem trabalhando cada vez mais….

3) Ocorreu redução na quantidade de clientes, volumes e valor das compras individuais, com reflexos no faturamento ?…..seus fornecedores reclamam que os pedidos estão menores, sua loja não está tão cheia como antes e sente isso no faturamento….

4) Falta capital de giro para tocar o negócio e vem descontando duplicatas / cheques e usando recursos de terceiros, com juros acima do mercado ?…..não consegue mais guardar as duplicatas e cheques até o vencimento no caixa, vai tudo para o desconto no banco…..

5) Não consegue melhorar o giro e fazer dinheiro para repor as mercadorias, matéria-prima, produtos em estoque ?….alguns itens do estoque e matéria prima estão bem reduzidos, o giro de outros está se reduzindo….

6) Não sente motivação para novos empreendimentos ou grandes ações e tem receio de tentar e não dar certo ?…..depois de mais de 20 anos no balcão, está ficando cansado do vai-vém do mercado e cumpre a rotina, sem grandes ideias….

7)  A situação dos negócios já está refletindo no relacionamento familiar, surgindo conflitos que você gostaria de resolver ?……a troca do carro foi adiada, a viagem dos filhos financiada em prazo maior, a família reclama que não estão saindo para ir na pizzaria….

8) Sente os colaboradores ainda acreditando em você e no negócio e deseja fazer algo, visando motivá-los ?……alguns “mosqueteiros do rei”, braço direito e fiéis colaboradores tentam te animar….Seu José, calma, que vai melhorar após as eleições….

9) Gostaria de melhorar, profissionalizar,  ajustar a gestão familiar da sua empresa / negócio, onde tem parentes envolvidos na sociedade ou trabalhando ?….a empresa é familiar, tem muitos parentes na mesma e fica em dúvida na forma de melhorar a gestão e profissionalizar….

10) Sabe que precisa se mover, investir para ter retorno, mas não visualiza de onde tirar recursos para isso ? ……está numa “sinuca de bico”, se parar, quebra, se correr, não sabe para onde ir….E agora, o que faço, sem recursos ?…..

Se algum destes motivos estiver afetando os seus negócios empresariais, chegou a hora de pedir ajuda, de buscar apoio e informações para melhorar os seus resultados.  Agir no tempo certo poderá mudar as coisas! Ficar parado é um risco para os negócios se os problemas começam a ficar acumulados.  Somente os mais rápidos nas soluções dos fatores que interferem nos resultados é que irão sobreviver neste mercado cada vez mais competitivo.

O que você precisa?

Ter ferramentas e um parceiro que te forneça: análise de crédito, serviços de cobrança, segurança do seu patrimônios, conhecimentos e possibilidades de novos negócios, inovação, desenvolvimento e qualidade. Nós da CDL atuamos por meio do associativismo, nossos benefícios e serviços visam desenvolver, apoiar e representar os associados. Conheça os benefícios e produtos que te ajudarão a eliminar os erros de gestão citados acima. Entre em contato conosco aqui.

2 comentários em “10 sinais de que a gestão da sua loja precisa de ajuda!”