Venda mais e melhor
O que fazer para vender mais? Como conquistar mais cliente? Como garantir que os clientes atuais voltem mais vezes à loja? Quais são as melhores técnicas de vendas para a abordagem do cliente? Essas e outras perguntas são comuns na cabeça de vendedores e as respostas para elas podem ser o que falta para que eles deslanchem.
Pensando em auxiliar esse público, reunimos aqui algumas dicas de vendas de vários especialistas no assunto. São orientações sobre como atender, envolver e conquistar. São dicas também que vão ajudar no planejamento de vendas. Confira abaixo:
- Ajude o cliente a entender o que ele precisa
Segundo Sandro Magaldi, autor do livro “Vendas 3.0” e CEO do Geração de Valor, muitas vezes o cliente não tem clareza absoluta da natureza de suas necessidades. Mostrar o que é preciso para solucionar seus problemas atuais e o que é preciso para não criar problemas no futuro é o papel do vendedor, sempre fornecendo o conhecimento necessário para que o cliente evolua e tome decisões concisas.
No futuro, aquele cliente lembrará do sucesso que obteve graças ao aconselhamento do vendedor e, muito provavelmente, voltará para fazer negócios onde se sente bem e é compreendido. É necessário, nesse caso, um estudo aprofundado do universo do cliente e de como suas necessidades podem ser atendidas por meio das ofertas disponíveis. Essa é uma regra que deve estar em todo manual de técnicas de vendas no varejo, por exemplo.
- Estabeleça uma relação de confiança com o cliente
Se você conseguiu entender as necessidades do cliente e satisfazê-las perfeitamente, ele voltará a comprar com você e sua primeira venda terá sido concluída com sucesso. Uma venda só está completa quando o cliente volta, e se ele volta é porque o processo criou uma relação de confiança entre você e ele. A ética é a principal promotora da confiança. Com atitudes éticas, você poderá conquistar até o cliente mais difícil.
- Seja flexível
O bom vendedor é aquele que se adapta às mais diversas situações. Se você consegue moldar suas atitudes de acordo com a personalidade do cliente com quem está lidando, tudo se tornará mais fácil nas negociações e resultará, certamente, em uma compra. Adote diferentes posturas para cada situação.
- Nunca subestime o cliente
Já passou a época em que dava para enrolar o cliente. Com os consumidores cada vez mais atentos e conscientes dos seus direitos, qualquer tentativa de fraude ou “enrolação” vai ser logo identificada pelo cliente, que, além de não fechar negócio com você, ainda vai espalhar a má fama no mercado.
- Seja resiliente
A resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de absorver um “choque”, sem deixar de lado sua essência. Para um vendedor, a pressão aparece de todos os lados e se escuta a palavra “não” frequentemente. Essa habilidade pode lhe proporcionar “frieza” para pensar, enquanto outros se desesperariam em negociações difíceis.
- Mostre que tem senso de organização
Um bom vendedor gosta de Excel e de outras ferramentas de controle. O planejamento faz com que ele busque o objetivo de forma organizada, cumpra regras, seja ético e saiba aproveitar todo o processo que circunda as vendas em seu benefício.
- Crie uma estratégia
Elaborar um planejamento de vendas é entender o cenário da negociação, que para o especialista Gustavo Coelho significa conhecer o comprador e suas necessidades, seu concorrente e como seu produto se diferencia dos outros, criando um apelo do produto para o cliente.
- Seja criativo
É importante lembrar que a criatividade é uma alternativa para chegar até o cliente. Usar argumentos que envolvam o consumidor, fazendo com que ele imagine os benefícios do produto no seu cotidiano, é uma das dicas de vendas do autor. Mas atenção: é preciso ser inovador.
- Acredite (e defenda) aquilo que faz
O primeiro passo para transmitir confiança ao cliente é advogar em prol do seu serviço. Quando fechar um negócio, passe então a advogar a favor do próprio cliente dentro da empresa. Os interesses dele estão diretamente ligados aos seus interesses como profissional.
- Não esqueça que vender é, também, fazer marketing
Em tempos de web 2.0, é preciso uma solução para que o setor de marketing e o de vendas estejam integrados. O novo paradigma do mercado não permite mais que a atividade de vendas, mesmo sendo a linha de frente da organização e em contato constante com o cliente, vá ao mercado sem levar as definições, estratégias e alinhamento necessários para que o cliente entenda a mensagem da companhia.
Uma campanha que te ajuda a vender mais!
Potencializar campanhas que colaborem com o marketing, com as estratégias de venda e o relacionamento com o cliente são importantes. Mais vale uma campanha de incentivo de vendas, do que uma estratégia que não tenha vínculo de relacionamento, publicidade e marketing com seus clientes. Os principais pontos de uma campanha assertiva são:
- Tenha valor agregado! O seu cliente precisa ver que tem algo a ganhar com essa campanha;
- Possibilite dados para você melhorar o relacionamento com seu cliente! De nada adianta uma campanha que não melhore suas ferramentas de contato. Você precisa construir estratégias personalizadas para as vendas com essas informações;
- Reconheça o esforço dos vendedores! A campanha precisa premiar vendedores também, afinal, eles precisam de incentivo em fazer a campanha funcionar e engajar os clientes;
- Faça sua empresa/loja seja reconhecida pela campanha! Uma campanha promocional precisa ser o atrativo do seu cliente para se engajar e dar ainda mais credibilidade ao seu negócio;
- E por fim: venda seus produtos e venda a campanha! Para participar de uma campanha é necessário se organizar para fazer ela valer a pena de verdade!
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