Vantagens do planejamento financeiro para ter um negócio de sucesso

Um bom planejamento financeiro é a principal arma estratégica para que os empreendedores sejam capazes de determinar suas metas financeiras de curto e longo prazo, a partir da análise da situação financeira da empresa e orientando a tomada de decisões sobre o negócio.

Neste sentido, um planejamento financeiro consiste em uma ferramenta administrativa que o gestor utiliza para reconhecer o cenário atual do empreendimento, estuda os caminhos possíveis que se poderia tomar e viabiliza a rota para essas metas serem alcançadas, com a prospecção dos recursos disponíveis.

Mas quais são os fundamentos e atributos que um planejamento financeiro preciso e adequado a sua empresa deve conter? Leia mais neste post e descubra como beneficiar seu empreendimento e sua renda.

Por que fazer o planejamento financeiro?

Quando uma empresa se propõe a entrar num mercado com um produto ou serviço, ela precisa criar um modelo de negócios capaz de gerar receita suficiente para mantê-la funcionando. Ou seja, precisa pagar os custos de produção, tributos, funcionários e qualquer outro gasto proveniente desse modelo.

O papel do planejamento financeiro é manter toda essa equação positiva, de modo que os investimentos feitos na empresa tenham retorno. Ao se fazer o planejamento financeiro o gestor consegue ter noção de quanto a operação está custando e quanto será necessário faturar para que o caixa permaneça positivo, evitando dificuldades futuras.

Mais do que isso, o planejamento financeiro de uma empresa permite que sejam feitos investimentos em novos produtos, mercados e aquisição de clientes desde que os custos básicos sejam honrados.

A importância da redução de custos

Quando o gestor monta o planejamento financeiro de uma empresa, em geral começa por listar os custos do negócio. Isso se deve ao fato de que, invariavelmente, esses gastos precisam ser pagos para manter a operação funcionando.

Porém, o planejamento financeiro não permite apenas listar esses custos, mas identificar onde a empresa está tendo mais gastos e como isso pode ser reduzido.

Por exemplo, através do controle dos seus fornecedores é possível saber qual das suas matérias-primas é mais cara para ser comprada e como isso está afetando o preço do seu produto. Com essa informação você pode buscar por fornecedores melhores e descobrir a melhor relação de custo/benefício.

Reduzir os custos da operação do seu negócio permitirá a prática de preços melhores, criando uma vantagem comercial para a sua empresa.

crazy businessman worried expression
10 sinais de que a gestão da sua loja precisa de ajuda! Leia aqui

Vantagens do controle financeiro

Por fim, o controle financeiro da sua empresa é diretamente impactado pelo planejamento que você faz do mesmo. Um bom planejamento deve incluir informações sobre como sua empresa destinará os recursos disponíveis e como eles se transformam em lucro.

Sem o controle de entrada e saída de cada real da sua empresa, dificilmente você conseguirá manter a competitividade diante do seu mercado. A falta de recursos para contratação ou manutenção de profissionais ou mesmo para a criação de novos produtos e serviços impacta no tamanho do mercado que você consegue conquistar.

Mais dicas sobre controle financeiro, leia nosso post sobre “Como equilibrar suas contas e ficar no azul?”

Um comentário em “Vantagens do planejamento financeiro para ter um negócio de sucesso”