3 erros para evitar na gestão financeira de sua empresa

A gestão financeira é um dos pilares básicos da empresa e não é surpresa que sempre que os números saem dos eixos a situação complica. Ponto chave na administração de curto e longo prazo de todo negócio, a gestão segue como desafio aos empreendedores que querem não só manter as contas em dia como também ampliar os investimentos e o alcance do negócio.

Independente do porte, negócio ou serviço, alguns erros seguem presentes na rotina de administração da empresa e a lista abaixo reúne três situações cotidianas que você, empreendedor, pode e deve evitar para que seu dinheiro não seja desperdiçado e para que seu negócio siga em ação.

LEIA TAMBÉM: Ferramentas que auxiliam na gestão do tempo

Finanças pessoais e empresariais devem ser separadas

O objetivo é simples: a gestão financeira da empresa tem como meta indicar os gastos e possíveis investimentos, como também evitar que parte do dinheiro seja desperdiçado. Isso significa que donos e sócios, por exemplo, devem ter um valor específico indicado nas planilhas, assim como outras reservas e custos. Isso evita que o dinheiro em caixa ou arrecado em certo tempo seja usando para quitar contas pessoais, enquanto o caixa da empresa apresentará déficits ao final do período.

Controle de estoque é fundamental

Outro vilão da empresa é o estoque. Exatamente por isso é importante manter um controle rigoroso de entrada e saída de mercadorias. Manter esse espaço de armazenamento organizado e em dia é fundamental para evitar gastos com aluguéis desnecessários, a perda de produtos vencidos ou estragados, e acima de tudo para conhecer o vende ou não no seu empreendimento. Estoque em dia também evita que vendas sejam desfeitas porque a desorganização impede de encontrar o produto ou pior, porque ele nem está lá.

Elabore um plano financeiro

Finanças pessoais e empresariais separadas, estoque organizado e planilhas em dia, o próximo passo é elaborar um plano financeiro para sua empresa. Através dele é possível visualizar os lucros e custos, os meses mais rendosos, as reservas necessárias para pagar extras, o que vendeu e o que não vendou. A gestão financeira da empresa é um desafio, mas com um plano organizado e em dia a tarefa fica mais acessível e fácil. Lembre-se de que é importante manter o patrimônio também em dia e atualizado, e como nas situações anteriores, tudo que entra, da caneta ao computador, deve estar descrito na planilha.

Três dicas básicas para facilitar seu dia e evitar surpresas desagradáveis na planilha da sua empresa ao final do mês. Tem outras sugestões para auxiliar na gestão financeira? Compartilhe com nós!

2 comentários em “3 erros para evitar na gestão financeira de sua empresa”