Tendências inovadoras para aplicar na sua empresa hoje

Nos últimos anos tem se falado muito sobre inovação, mas nem sempre a aplicação prática ou a ação são percebidas por consumidores, gestores e até empresários. Por isso, na publicação de hoje, reunimos dicas inovadoras para que você comece a planejar as mudanças da sua empresa já, de acordo com as necessidades e condições, e de forma efetiva.

Para começar, antes mesmo de compartilhar as dicas, é preciso lembrar de que uma ideia apenas na ideia não apresenta resultados. Ou seja: se você tem uma perspectiva de mudança para o negócio, reserve um tempo para o planejamento, possíveis investimentos e a aplicação.

É importante ressaltar que certas ideias podem ou não funcionar ao modelo de empresa aplicado, e de acordo com os resultados gerar novas perspectivas. Inovar não é acertar na primeira vez, mas notar que de tempos em tempos haverá a necessidade de mudanças exigida pela gestão do negócio, pelo mercado ou pelos consumidores, e partir daí buscar alternativas para se manter ativo.

A redução no tamanho das lojas é uma tendência mundial, especialmente pelo consumo através da internet. É importante então que o espaço físico do negócio seja adaptado as verdadeiras necessidades do empreendedor e do consumidor.

A segmentação é uma alternativa, assim como a união de negócios diferentes. O que você pode oferecer ao cliente, no espaço disponível, para que ele se sinta atraído a visitar o negócio, não apenas pelo consumo de um produto, mas também pelo ambiente e a experiência? Consultorias personalizadas, produtos que harmonizem com o tema da loja ou serviço e até mesmo identificar a marca com causas e projetos sociais são meios de mostrar ao comprador os valores agregados da sua empresa.

Businessman hand write business graph
Imagem: freepik.com

LEIA MAIS AQUI: Inovação para o varejo

Contrate talentos. Há anos estudiosos e pesquisadores de economia e varejo alertam para a importância do bom relacionamento com os colaboradores. Eles são a imagem do negócio junto ao cliente, fornecedores e investidores. Um funcionário feliz e realizado aumenta sua identificação com a empresa e assim se torna um pilar do gestor na condução e ampliação do negócio.

Lembre-se: o colaborador é um aliado e suas sugestões e ideias devem ser levadas em consideração. Muitas vezes é o trabalhador do dia a dia que percebe erros e acertos do empreendimento, e assim pode indicar ao administrador alternativas para a qualificação do negócio. O relacionamento entre patrão e empregado deve ser uma via de mão dupla e troca de ideias.

Ouvir as sugestões dos clientes também é importante no processo de inovação da empresa. Negócios de vários segmentos já aplicam a iniciativa entre seus consumidores e com isso conseguem visualizar melhorias para o empreendimento, assim como possíveis investimentos e itens que podem ser excluídos ou oferecidos em menor quantidade, evitando assim desperdício ou excesso de estoque. Ouvir as sugestões e ideias de quem compra na sua loja ou utiliza um serviço oferecido também é uma ferramenta de fidelização, ação indispensável no varejo, comércio e serviços atualmente.

Por fim, o uso das redes sociais também pode ser um aliado na administração e inovação do negócio. Através de perfil oficiais como uma página no Facebook ou Instagram, por exemplo, o empreendedor pode anunciar seus produtos e serviços, compartilhar promoções, novidades e também promover ações especiais para seus seguidores e clientes.

A administração das ferramentas em redes sociais é fácil, exige pesquisa básica e pode ser feitas através de computadores, tablets ou smartphones. As redes sociais também são uma alternativa de divulgação para quem não tem ou não destinou recursos para publicidade e marketing, que também devem entrar no planejamento estratégico e de inovação. Lembre-se de separar perfil empresarial e pessoal, para que o foco da rede social do negócio atinja o objetivo e não se torne um revés para a marca.

Tem sugestões e dicas de inovação para os negócios? Compartilhe nos comentários.