Tendências inovadoras para aplicar na sua empresa hoje

4 minutos para ler

Nos últimos anos tem se falado muito sobre inovação, mas nem sempre a aplicação prática ou a ação são percebidas por consumidores, gestores e até empresários. Por isso, na publicação de hoje, reunimos dicas inovadoras para que você comece a planejar as mudanças da sua empresa já, de acordo com as necessidades e condições, e de forma efetiva.

Para começar, antes mesmo de compartilhar as dicas, é preciso lembrar de que uma ideia apenas na ideia não apresenta resultados. Ou seja: se você tem uma perspectiva de mudança para o negócio, reserve um tempo para o planejamento, possíveis investimentos e a aplicação.

É importante ressaltar que certas ideias podem ou não funcionar ao modelo de empresa aplicado, e de acordo com os resultados gerar novas perspectivas. Inovar não é acertar na primeira vez, mas notar que de tempos em tempos haverá a necessidade de mudanças exigida pela gestão do negócio, pelo mercado ou pelos consumidores, e partir daí buscar alternativas para se manter ativo.

A redução no tamanho das lojas é uma tendência mundial, especialmente pelo consumo através da internet. É importante então que o espaço físico do negócio seja adaptado as verdadeiras necessidades do empreendedor e do consumidor.

A segmentação é uma alternativa, assim como a união de negócios diferentes. O que você pode oferecer ao cliente, no espaço disponível, para que ele se sinta atraído a visitar o negócio, não apenas pelo consumo de um produto, mas também pelo ambiente e a experiência? Consultorias personalizadas, produtos que harmonizem com o tema da loja ou serviço e até mesmo identificar a marca com causas e projetos sociais são meios de mostrar ao comprador os valores agregados da sua empresa.

Businessman hand write business graph
Imagem: freepik.com

LEIA MAIS AQUI: Inovação para o varejo

Powered by Rock Convert

Contrate talentos. Há anos estudiosos e pesquisadores de economia e varejo alertam para a importância do bom relacionamento com os colaboradores. Eles são a imagem do negócio junto ao cliente, fornecedores e investidores. Um funcionário feliz e realizado aumenta sua identificação com a empresa e assim se torna um pilar do gestor na condução e ampliação do negócio.

Lembre-se: o colaborador é um aliado e suas sugestões e ideias devem ser levadas em consideração. Muitas vezes é o trabalhador do dia a dia que percebe erros e acertos do empreendimento, e assim pode indicar ao administrador alternativas para a qualificação do negócio. O relacionamento entre patrão e empregado deve ser uma via de mão dupla e troca de ideias.

Ouvir as sugestões dos clientes também é importante no processo de inovação da empresa. Negócios de vários segmentos já aplicam a iniciativa entre seus consumidores e com isso conseguem visualizar melhorias para o empreendimento, assim como possíveis investimentos e itens que podem ser excluídos ou oferecidos em menor quantidade, evitando assim desperdício ou excesso de estoque. Ouvir as sugestões e ideias de quem compra na sua loja ou utiliza um serviço oferecido também é uma ferramenta de fidelização, ação indispensável no varejo, comércio e serviços atualmente.

Por fim, o uso das redes sociais também pode ser um aliado na administração e inovação do negócio. Através de perfil oficiais como uma página no Facebook ou Instagram, por exemplo, o empreendedor pode anunciar seus produtos e serviços, compartilhar promoções, novidades e também promover ações especiais para seus seguidores e clientes.

A administração das ferramentas em redes sociais é fácil, exige pesquisa básica e pode ser feitas através de computadores, tablets ou smartphones. As redes sociais também são uma alternativa de divulgação para quem não tem ou não destinou recursos para publicidade e marketing, que também devem entrar no planejamento estratégico e de inovação. Lembre-se de separar perfil empresarial e pessoal, para que o foco da rede social do negócio atinja o objetivo e não se torne um revés para a marca.

Tem sugestões e dicas de inovação para os negócios? Compartilhe nos comentários.

Você também pode gostar

Um comentário em “Tendências inovadoras para aplicar na sua empresa hoje

1. I am only writing to make you understand what a really good experience my wife’s princess obtained viewing your webblog. She noticed some things, which included what it is like to possess an ideal teaching style to make the rest without problems understand various very confusing topics. You undoubtedly surpassed visitors’ expected results. Thanks for supplying those warm and helpful, trustworthy, revealing not to mention unique tips on your topic to Tanya.