5 dicas para impulsionar seu negócio

Como manter um negócio de sucesso?

Esse é o desafio da maioria dos empreendores, jovens ou experientes, que apostam a carreira e as finanças em uma ideia. Cases de sucesso não faltam para inspirar, o problema é como usar essas ideias e conceitos. Ou até que ponto elas servem de referência para o negócio?

Na publicação de hoje reunimos 5 dicas que podem facilitar a organização das metas e ajudar a impulsionar o seu empreendimento.

 

images

Dinheiro não é mais sinônimo de sucesso! 

Oiii? Como assim?

Por muito tempo o sucesso de uma empresa foi medido pelo retorno financeiro que ela proporcionava, no entanto, com as mudanças no mercado, capital e até na forma de empreender, essa visão tem mudado. Atualmente, para muitos gestores, estudiosos de economia e professores universitários, por exemplo, o sucesso está muito mais relacionado a qualidade de vida e ao propósito da empresa, o seu diferencial e valores, do que a quantidade de dinheiro que ela arrecada. É lógico que para o empreendimento se manter no mercado, a gestão financeira é extremamente importante, mas já não é mais o único termômetro para indicar o sucesso ou não de um empreendimento.

 

Atenção às reduções de preços

Para muitos gestores as promoções podem se tornar uma armadilha financeira. Isso porque a redução do preço de um produto é imediatamente relacionada ao potencial de venda que ele tem para o cliente. No entanto, ações promocionais não planejadas podem gerar rombos no orçamento da empresa e gerar conflitos com o cliente quando o preço do item voltar ao “normal”. Portanto, sempre que pensar em usar o valor do produto como diferencial de venda, avalie as planilhas, o estoque e o perfil do consumidor, faça um planejamento, e se for vantajoso, aí sim aposte na ideia. Caso contrário, busque alternativas para atrair o público, como encontros temáticos, brindes nas compras até um valor determinado e parceria com outras empresas para cupons de desconto e ingressos para eventos.

 

Closeup of Two Businessmen Shaking Hands

Prepare os colaboradores

No Brasil, diferente de outros país do mundo, a capacitação profissional do funcionário é vista como despesa e não como investimento, especialmente para pequenas e médias empresas. No entanto, é fundamental que o colaborador conheça os diferenciais do negócio, o potencial, objetivo e a missão, assim ele estará preparado para atender o consumidor final e para oferecer a ele o que tem de melhor. Investir na capacitação profissional e pessoal do trabalhador também é uma maneira de envolvê-lo com o projeto da empresa, unir a equipe de trabalho e criar métodos para que as qualidades de cada um, juntas, formem um grupo que se completa na execução do trabalho.

 

Conhecer a concorrência não significa copiá-la

Um empreendedor precisa entender seu negócio, assim como o mercado no qual está inserido, o público que irá consumi-lo e claro, a concorrência. Um erro comum entre gestores é aplicar na sua empresa práticas que viu um concorrente fazer e é aí que mora o perigo! Mesmo dentro do mesmo segmento, cada negócio tem suas particularidades, despesas e investimentos a fazer, além da mão de obra. Usar o preço do concorrente como base para criar seu próprio valor, por exemplo, muitas vezes não condiz com as necessidades da empresa ou o padrão do negócio destoa do preço pedido pelo produto ou serviço. Leve em conta as práticas da concorrência, mas avalie a realidade do seu negócio para elaborar ações, estipular valores e metas.

 

Seja flexível e amplie (ou reduza) seu negócio se necessário

A empresa não apresentou os resultados esperados? Então é hora de reavaliar o negócio. Para muitos empreendedores desistir da ideia inicial significa, mais adiante, ver o projeto também acabar. Exatamente por isso é importante que o gestor seja flexível ao avaliar as chances reais da empresa em se manter no mercado e muitas vezes mudar o foco. Essas alterações podem ser desde a segmentação para trabalhar com um público X, até a mudança completa dos serviços e produtos oferecidos. A flexibilidade do empreendedor por trás do negócio diz muito sobre o potencial futuro da empresa mesmo nas épocas de crise e a capacidade do empreendimento em passar por períodos de mudanças e turbulências. Leve em consideração novas possibilidades antes de desistir do negócio.

Qual tal aplicar as 5 dicas de hoje à sua empresa? Compartilhe nos comentários os resultados e suas sugestões para impulsionar um negócio. Quer deixar uma sugestão de pauta? Participe através do box abaixo ou pela página da CDL Caxias no Facebook.

 


 

E mais:

Três perguntas que o empreendedor deve fazer de olho no mercado:

Eu realmente sei e gosto de fazer isso? Por que meu cliente compraria isso? Meus potenciais clientes estão dispostos a pagar o preço que necessito pelo meu produto?

Lembre-se de sempre fazer essas perguntas para você mesmo dia a dia no seu negócio ou a cada novo projeto! Boas vendas!

 

 

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

Um comentário em “5 dicas para impulsionar seu negócio”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s