Quais são os vilões do fluxo de caixa da sua empresa?

A gestão de caixa de uma empresa tem objetivos simples: conhecer e gerenciar a saída e entrada de dinheiro, em um período determinado, e assim elaborar técnicas e estratégias para controlar gastos e evitar que o negócio fique sem capital de giro.

Controle rigoroso

Mesmo que haja dinheiro em caixa, em certo momento a diferença será percebida, e, sem praticar um controle rigoroso, pode ser tarde demais. Acompanhar entradas e saídas do caixa é trabalho diário e deve ser registrado minuciosamente.

Também é crucial ser rigoroso na liberação do crédito e dos prazos de pagamento, assim como na elaboração de descontos e promoções, para que elas não se tornem um revés.

Outro ponto é o controle de estoque. Avalie regularmente o estoque e organize as planilhas de forma a identificar quais são os produtos/serviços mais procurados e o que pode ser excluído de investimentos futuros.

LEIA MAIS: Qual é a importância da gestão de risco no seu negócio? 

Observe os serviços contratados

Pense nas despesas fixas mensais do negócio e anote. Agora observe a planilha e analise o que é relevante ou não. Energia elétrica e água, por exemplo, são essenciais. Mas o pacote bancário e aquele combo de internet, TV por assinatura e telefone são as melhores opções? Houve pesquisa entre várias prestadoras de serviço na hora da contração? Procure serviços que se encaixem na realidade do negócio e leve em consideração que tudo que não é usado e é pago gera um negativo para a empresa. Fique atento.

Acompanhamento 100% do gestor é essencial

Analisar as planilhas da empresa e planejar ações de curto e longo prazo são essenciais para manter o negócio saudável e estar atento a mudanças internas e do mercado . Isso também é parte essencial da gestão financeira e do fluxo de caixa.

Para evitar surpresas negativas nas finanças da empresa é importante que o gestor esteja a par e atualizado sobre todos os processos do negócio, assim como do fluxo de caixa e das mudanças e projetos que devem ser implementadas a curto prazo.

Avaliar o resultado de cada ação também é importante para identificar as estratégias que funcionam ou não, de acordo com o modelo de negócio, e pesquisar novas opções administrativas.

Conseguimos transmitir algumas necessidades do seu negócio? Caso queira mais informações sobre o controle de crédito e inadimplência, leia mais aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s