5 dicas para incrementar o atendimento dos seus vendedores

Você tem uma boa equipe de trabalho?

Para um empreendedor é essencial que os planos da empresa e a atuação dos seus vendedores estejam em sincronia. Porém, muitos gestores e seus funcionários ainda não alinharam o foco do negócio com a atuação no mercado, e isso pode se refletir em desempenho abaixo do planejado.

Para evitar que metas não cumpridas se tornem um pesadelo para a empresa, além de causar desconforto entre funcionários e gestores, o blog da CDL reuniu cinco dicas que podem auxiliar na atuação dos vendedores e lucidar pontos importantes no relacionamento com o cliente.

É importante lembrar que o administrador precisa sempre estar atento às mudanças do mercado e fazer modificações nas planilhas e metas sempre que necessário. Confira:

1 – Conheça o cliente e o produto: a atuação eficaz de um vendedor pode ser medida no conhecimento do cliente e se ele pode atender a demanda solicitada. Muito mais que preço ou qualidade, o vendedor precisa estar ciente se aquela negociação será positiva ou não para empresa e consumidor e caso não seja, repensar as alternativas e ofertas. Embora não seja comum, faz parte da atuação de um negócio negar um cliente caso não seja possível atende-lo. Lembre-se de que sinceridade é parte essencial no processo de compra e venda.

2 – Expresse-se com clareza: falar bem, de forma clara e objetiva, também é parte das características de um bom vendedor. O cliente precisa sentir que aquela pessoa está apta a ajudá-lo não só na compra, mas também a resolver pendências quando necessário e atender sua demanda. Ofereça cursos de qualificação a sua equipe de acordo com a área de atuação e interesses.

3 – Fale o necessário: essa dica tem link com a anterior e requer atenção: um bom vendedor conhece sua empresa e produtos, mas não desvia a conversa para assuntos que não fazem parte da negociação. Compartilhar assuntos pessoais pode acontecer se o cliente der abertura, mas o ideal é limitar a conversa à transação de compra e venda.

4 – Seja flexível, mas não ceda fácil: parte da função do vendedor também é intermediar a negociação de valores em uma compra, e o cliente, claro, tem a tendência a pressionar por um preço melhor ou prazos mais elásticos. Cabe ao funcionário de vendas mediar essa relação e expor tanto ao consumidor quanto ao gestor da empresa quais são os limites para transação e em que casos e condições especiais podem ser oferecidas.

5 – Mantenha clientes para depois expandir: fidelizar o consumidor é o primeiro passo na relação entre comprador – vendedor – gestor, por isso mantenha um bom relacionamento com o cliente, atenda suas demandas no pré e pós venda, e fomente seu interesse por compras futuras. Manter o cliente satisfeito é tão importante quanto prospectar novas oportunidades, cada um ao seu tempo.

Tem dicas sobre vendas para compartilhar? Deixe sua sugestão nos comentários.

E se você precisa planejar ações para sua empresa, leia aqui quais são as vantagens de um bom planejamento.