5 dicas para incrementar o atendimento dos seus vendedores

Você tem uma boa equipe de trabalho?

Para um empreendedor é essencial que os planos da empresa e a atuação dos seus vendedores estejam em sincronia. Porém, muitos gestores e seus funcionários ainda não alinharam o foco do negócio com a atuação no mercado, e isso pode se refletir em desempenho abaixo do planejado.

Para evitar que metas não cumpridas se tornem um pesadelo para a empresa, além de causar desconforto entre funcionários e gestores, o blog da CDL reuniu cinco dicas que podem auxiliar na atuação dos vendedores e lucidar pontos importantes no relacionamento com o cliente.

É importante lembrar que o administrador precisa sempre estar atento às mudanças do mercado e fazer modificações nas planilhas e metas sempre que necessário. Confira:

1 – Conheça o cliente e o produto: a atuação eficaz de um vendedor pode ser medida no conhecimento do cliente e se ele pode atender a demanda solicitada. Muito mais que preço ou qualidade, o vendedor precisa estar ciente se aquela negociação será positiva ou não para empresa e consumidor e caso não seja, repensar as alternativas e ofertas. Embora não seja comum, faz parte da atuação de um negócio negar um cliente caso não seja possível atende-lo. Lembre-se de que sinceridade é parte essencial no processo de compra e venda.

2 – Expresse-se com clareza: falar bem, de forma clara e objetiva, também é parte das características de um bom vendedor. O cliente precisa sentir que aquela pessoa está apta a ajudá-lo não só na compra, mas também a resolver pendências quando necessário e atender sua demanda. Ofereça cursos de qualificação a sua equipe de acordo com a área de atuação e interesses.

3 – Fale o necessário: essa dica tem link com a anterior e requer atenção: um bom vendedor conhece sua empresa e produtos, mas não desvia a conversa para assuntos que não fazem parte da negociação. Compartilhar assuntos pessoais pode acontecer se o cliente der abertura, mas o ideal é limitar a conversa à transação de compra e venda.

4 – Seja flexível, mas não ceda fácil: parte da função do vendedor também é intermediar a negociação de valores em uma compra, e o cliente, claro, tem a tendência a pressionar por um preço melhor ou prazos mais elásticos. Cabe ao funcionário de vendas mediar essa relação e expor tanto ao consumidor quanto ao gestor da empresa quais são os limites para transação e em que casos e condições especiais podem ser oferecidas.

5 – Mantenha clientes para depois expandir: fidelizar o consumidor é o primeiro passo na relação entre comprador – vendedor – gestor, por isso mantenha um bom relacionamento com o cliente, atenda suas demandas no pré e pós venda, e fomente seu interesse por compras futuras. Manter o cliente satisfeito é tão importante quanto prospectar novas oportunidades, cada um ao seu tempo.

Tem dicas sobre vendas para compartilhar? Deixe sua sugestão nos comentários.

E se você precisa planejar ações para sua empresa, leia aqui quais são as vantagens de um bom planejamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s