Você está atento às fraudes?

 

Dados da Association of Certified Fraud Examiners indicam que as empresas perdem até 5% da sua receita com fraudes. Assunto em voga no momento, é importante que os gestores tenham um controle rígido e façam auditorias regulares para que surpresas desagradáveis nas finanças do negócio sejam evitadas.

Para fugir das fraudes também é importante se prevenir. Muitas empresas passam por uma situação delicada para então apostar em uma equipe e programa que identifica riscos, e muitas vezes, com a situação estável, voltam à rotina antiga. Um sistema antifraude é fundamental no dia a dia de todo negócio e deve ser incluso nos itens de investimento da empresa.

Identificar os pontos altos e baixos do negócio, e quais são mais suscetíveis à fraude, também é uma ação importante na rotina do gestor. Indique um funcionário para revisar as informações financeiras e mantenha-se em dia com as planilhas. Qualquer alteração deve ser observada e resolvida o mais rápido possível.

Serviços de monitoramento são alternativas em alta. Isso porque cibercriminosos atuam em diversos segmentos e canais, portanto a ameaça pode acontecer em qualquer momento. Lembre-se de analisar os dados da sua empresa para escolher o melhor modelo ou serviço de monitoramento de fraudes e o que se encaixa nas suas expectativas e na realidade do negócio.

Mantenha a equipe atenta e preparada para lidar com situações de risco e alertas sobre as mudanças. Criar um grupo multidisciplinar, com colaboradores de segmentos diferentes atuando junto é uma boa alternativa para manter a comunicação constante entre departamentos, com todos os colaboradores sempre atualizados sobre riscos de fraude.

Alguns exemplos que configuram-se como fraudes ou riscos – fique atento:

  • Ataques à proteção de dados da empresa (senhas, dados, cartões, acessos em dispositivos externos, etc) – troque e atualize as senhas com frequência;
  • Boletos falsos e cobranças indevidas – identifique fornecedores inexistentes e/ou spans;
  • Emails e contatos falsos – alinhe sempre as informações e os canais de comunicação com a equipe, clientes e fornecedores;
  • Sistemas falhos ou sem de proteção de dados, planilhas e informações sigilosas da empresa – tenha certeza de que seus softwares são confiáveis antes de contratá-los;
  • Dinheiro falso (Dicas do Banco Central aqui);
  • Documentos (CPF, RG, CNPJ) e cheques falsos ou roubados (tenha o acesso ao SPC Alerta – para saber se não há alguma informação de roubo ou perda do documento);
  • Processos não revisados – é importante auditar os processos internos da empresa e planejar a gestão de riscos.

Na próxima edição da Revista Panorama teremos uma reportagem completa sobre o assunto com dicas importantes, aguarde!

Tem uma experiência com fraudes na sua empresa para compartilhar? Conte mais nos comentários.

 

 

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s