Como evitar problemas entre Clientes x Empresa?

Empresários e lojistas precisam estar sempre atentos às instruções do órgão que defende o consumidor – o Procon. É importante estar alinhado às práticas e principalmente às normas e leis de atendimento, cobrança, troca e venda em sua empresa.

Ser parceiro do Procon e estar atualizado ao que ele divulga é uma forma eficaz e segura para manter seu cliente sempre satisfeito e evitar contratempos com possíveis falhas de comunicação ou normas no seu estabelecimento.

Separamos algumas dicas para que você confira se sua empresa está de acordo com as instruções do Procon:

• Valores e condições de pagamentos: Lei da Diferenciação de Preços, o empresário pode diferenciar valor dos produtos em compras à vista ou a prazo. Não é uma obrigatoriedade, porém é importante estar atento. Saiba mais aqui.
  • Sobre trocas: Existe uma série de situações na qual o lojista não é obrigado a fazer trocas de produtos. A lei de trocas ocorre para itens com defeitos ou problemas, porem, em caso de troca em razão de cor, tamanho ou demais detalhes, o vendedor deve deixar claro com o cliente se a loja opta por trocar ou não. Situações de troca devem ser esclarecidas no ato da compra e se possível, sejam registradas na nota ou etiqueta do produto.
  • Direito do arrependimento: É válido somente para compras à distância, portanto, compras feitas em loja física não exigem que seja reembolsado o valor ao cliente em caso de arrependimento.
  • Vale-presente: Deve ficar claro que o valor refere-se a compras de qualquer item da loja e caso haja diferença entre valor do presente e do produto, essa deverá ser restituída ou complementada pelo cliente. Além disso, é importante estipular, se assim a empresa preferir, o prazo para troca do vale, porém, é importante alinhar que não existe lei que defina isso, e sim, um acordo no ato da compra entre loja e cliente.

Essas e outras dicas estaremos postando em nosso blog semanalmente. Você tem alguma dica importante para compartilhar conosco?