6 dicas para vender mais

Todos perceberam que a crise brasileira, que se arrasta há alguns anos, impactou fortemente no poder de compra dos consumidores. Com menos dinheiro no bolso, o cliente está segurando (e como!) as compras. O mercado tornou-se um cenário cada vez mais disputado pelas concorrências, afetadas pela mesma crise. E o profissional de vendas viu seu emprego ameaçado.  Mas é sempre possível encontrar soluções no meio de um problema. Por isso elencamos alguns conselhos que podem te ajudar a conseguir bons resultados em vendas, mesmo nos tempos atuais.

Coloque-os em prática e boa sorte!

Vá atrás dos clientes

Sim, essa tarefa não é fácil, mas é imprescindível que você entenda que precisa ir atrás dos seus clientes, mostrar a sua cara, a sua empresa, apresentar os seus serviços e produtos, conquistar as pessoas. Invista em marketing, seja rápido, objetivo, claro e estratégico.

Planeje mais, produza mais

Planejamento é tudo! Um grande erro de quem trabalha com vendas é não ter os compromissos e tarefas do dia pré-definidos. É preciso chegar na empresa de manhã já sabendo o que te espera para aquele dia de trabalho – não perca tempo planejando o dia durante o próprio dia. Isso atrasa as negociações. Use a tecnologia a seu favor: há aplicativos e softwares específicos para organização no trabalho.

Faça com que sua equipe sinta-se valorizada e motivada

Funcionários felizes produzem mais! O empresário precisa estar atento ao comportamento dos seus colaboradores. Claro que é mais difícil que todos estejam satisfeitos e motivados em meio a esse cenário econômico difícil, mas lembre-se de elogiá-los quando fizerem um bom trabalho (o feedback positivo é poderoso!), de mostrar que você os valoriza e que eles são importantes para a organização. Sempre há algo bom para ser notado e apontado!

Tenha profissionais qualificados

Muitos negócios apresentam produtos e serviços muito parecidos. Um dos diferenciais pode estar nos profissionais que fazem as vendas: é importante que o consumidor saiba que está sendo atendido por alguém que realmente entende do produto e serviço, que saiba tirar as dúvidas e mostrar as vantagens do que está sendo vendido.

Saiba quem é o seu público

Descubra do que o seu cliente precisa. E porquê ele precisa. É essencial conhecer as pessoas que você está atendendo. Além disso, é preciso saber identificar o consumidor imediato e mediato. O primeiro é aquele que quer realizar a compra (e que deve ser identificado e contatado imediatamente). O segundo é o que está fazendo pesquisa e não tem muita pressa ou interesse em fechar negócio (para esse cliente, vale adotar algumas estratégias de marketing, lembrar esse cliente do seu negócio e deixar as portas abertas para o futuro, quando ele estiver preparado para fechar a compra).

Não perca tempo

Antes de iniciar o processo de vendas, analise as pessoas que podem ser parte do seu público. Leve em consideração algumas questões como a financeira (pense se o cliente tem condições de arcar com o quanto seu produto ou serviço irá custar) e autoridade (por exemplo: é essa a pessoa que vai fechar a compra ou devo oferecer para outra pessoa em outro cargo da empresa?) Fazendo isso, você evita perder o seu tempo e o tempo do seu cliente. Claro, todos devem ser atendidos, mas fazendo algumas avaliações prévias, é possível perceber que um consumidor imediato pode estar passando enquanto você está focado em tentar convencer alguém que não precisa realmente do que você vende.

Gostou das dicas? Tem mais alguma sugestão para as vendas? Deixe comentários!