Como não perder tempo no trabalho?

Você é daqueles que quando olha para o relógio no fim do dia, se espanta que já está quase na hora de ir embora e sente que não fez nada? Muitos profissionais sofrem com isso (que, em vários casos, é mais do que uma sensação, é um fato). A seguir, algumas dicas que vão te ajudar a organizar melhor o seu tempo e, consequentemente, a otimizar o seu dia de trabalho:

• Primeiramente entenda a importância do seu tempo: tempo é dinheiro, já diz o ditado. Você consegue colocar um preço no seu serviço, no seu produto, mas será que consegue fazer isso com seu tempo? É bem mais difícil, justamente porque o tempo é o que você tem de mais valioso. Pense nisso antes de qualquer coisa.
  • Esteja disposto! Não abra mão de uma boa noite de sono, de um fim de semana de descanso, de algumas horas de lazer e exercício. Quando você está se sentindo bem e disposto, você chega no trabalho muito mais preparado para realizar as tarefas.
  • Lembre-se que apenas algumas coisas são urgentes. Você não precisa responder a todos os emails e a todos os Whats imediatamente. Saiba priorizar!
  • Além de saber priorizar, é preciso saber delegar! Se você é o gestor, saiba distribuir as tarefas para as pessoas certas, não queira abraçar tudo de uma vez. Se você é colaborador, não tenha medo de pedir ajuda quando for necessário e se sentir sobrecarregado.
  • Quando você se deparar com uma lista muito grande de afazeres a serem cumpridos, respire fundo e foque-se em uma tarefa por vez. Dedique-se e preste atenção à ela. Depois, passe para a próxima. Parece óbvio, mas muitas pessoas não trabalham assim, e, fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, acabam não fazendo nenhuma delas 100%.
  • Mantenha a ansiedade sob controle. Realize as tarefas com calma e foco, sabendo que está dando o seu melhor possível.
  • Tenha uma agenda para o dia. Faça listas, elas são a melhor forma de saber tudo o que precisa ser feito e em qual ordem. Mas, é claro, deixe brechas nessa lista para imprevistos (você sabem que eles acontecem frequentemente).
  • Cuidado com as distrações! Hoje em dia, é raro quem não tenha Facebook, Instagram, WhatsApp. Todas essas redes podem ser ótimas fontes de informação, mas se você usá-las toda hora, durante a sua jornada de trabalho, vai perder minutos (senão horas) valiosas de produção. O mais indicado é reservar alguns momentos do dia para relaxar e dar uma olhada nas redes sociais. Depois, de volta ao trabalho!

Tem mais alguma dica? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!