Como saber a melhor maneira de abordar o cliente

Já adiantamos que não, não há soluções nem palavras mágicas. Infelizmente, saber como abordar o cliente e conseguir fechar uma venda é bem mais complicado do que a maioria dos lojistas gostaria. Mas há caminhos que facilitam essa abordagem. Vamos ver se conseguimos te ajudar!

Primeiro, vamos lembrar que o cliente quer um produto/serviço que precisa, mas, além disso, quer ter uma experiência bacana de compra. Ele quer sair da loja com a sacola nas mãos, mas também com a sensação de que foi bem atendido e de que passou um momento agradável lá dentro.

Pense numa marca/empresa/loja que você gosta muito (seja porque oferece frete grátis, atendimento excelente, desconto no mês do seu aniversário, ótimo custo benefício, etc.). Essa empresa, provavelmente, te ofereceu um diferencial. E essa é uma palavra-chave, pois as empresas que se preocupam constantemente com o que podem fazer para deixar a experiência de compra mais agradável são as que têm mais chances de vender. Em breve, isso nem deve mais ser um diferencial, e sim, uma necessidade a todos os negócios.

O cliente tem memória (e como!), então na hora de abordá-lo e atendê-lo, pense o que você quer que ele saia pensando de você e de sua empresa. Trate-o, portanto, como prioridade. Dê atenção a ele. Entenda a necessidade de quem entra na sua loja (se a pessoa entrou é porque pretende comprar). Primeiro, entenda quem ele é para depois tentar convencê-lo a comprar.

Conhecendo o seu público, é mais fácil encontrar a abordagem correta. Dissemos no início desse texto que não há fórmula mágica justamente por isso, porque cada tipo de público requer uma abordagem diferente. O lojista/empresário precisa traçar o perfil da maioria da sua clientela: quem precisa do serviço/produto dele, quem são essas pessoas, do que elas gostam, o que elas fazem?

Vale traçar isso no início do negócio (e ir adequando com o passar do tempo) e vale também se questionar isso frequentemente: para quem eu estou vendendo?

Conhecendo o público, é preciso saber que a abordagem tem de ser feita de uma forma que o cliente visualize a transformação que ele precisa (você não vai apenas vender, mas vai solucionar o problema que ele tem ou vai ajudá-lo a conquistar algo). Por exemplo: se você vende planos de saúde, vai ajudar o cliente a visualizar-se sendo atendido por bons médicos; se vende um serviço ou produto de beleza, vai ajudar a cliente a se sentir confiante e bonita, etc.

Para finalizar, algumas dicas rápidas: seja claro com seu cliente; ao aproximar-se dele, pense que você quer ajudá-lo, mas sem ser chato, empurrando um produto rapidamente; seja acessível e esteja visível (não se esconda, nem suma na loja); vista-se com roupas que combinem com seu ramo de negócio; faça comentários positivos sobre o produto ou serviço (sem exagerar); apresente soluções e mostre como a vida do cliente pode melhorar com aquela compra (de novo, sem exagerar) e, para recepcioná-los, sorria, sempre.

Coloque as dicas em prática e boa sorte nas vendas!

2 comentários em “Como saber a melhor maneira de abordar o cliente”