Você já parou para analisar a saúde financeira da sua empresa?

Sua empresa está fechando no azul todos os meses, consegue pagar os funcionários, as contas e as despesas. Estes são alguns indicativos básicos de que ela está indo bem. Parabéns! Mas é preciso analisar a saúde financeira do negócio mais a fundo para compreender realmente o quanto ele está crescendo, e assim, evitar problemas futuros.

Lembre-se: um empresário nunca deve perder o controle do seu financeiro: ele é o coração do negócio. Muitas vezes, na correria diária, muitos não têm tempo para pensar e analisar as contas da empresa. E isso pode sair do controle rapidamente.

Como estudar a saúde financeira? Vamos ver se conseguimos te auxiliar com algumas dicas:

* Analise o seu lucro: isso também vai te ajudar a conhecer melhor as suas despesas. Se você está faturando, mas não está lucrando, quer dizer que está gastando muito. Tente encontrar este equilíbrio.

* O ideal é que você perceba um aumento na receita todos os meses (não precisa ser enorme, simples pontos percentuais de aumento já mostram que o financeiro está indo bem). E atenção! As despesas precisam permanecer as mesmas (se aumentarem, devem estar em sintonia com o aumento da receita).

* Falando em despesas: estude-as e descubra o quanto elas estão sendo necessárias para a sua empresa. Os investimentos estão gerando o retorno que você esperava?

* Economize! Inclusive nas contas básicas, como energia elétrica e água. Incentive os colaboradores a fazerem o mesmo: sua empresa (e o meio ambiente) agradecem.

* Avalie também os estoques, se estão sendo desperdiçados ou causando mais gastos.

* Sabia que a rotatividade tem a ver com as finanças? É um mau sinal se a rotatividade de funcionários está alta, porque isso representa gastos altos em contratações e demissões. Preste atenção nisso.

* Avalie os salários de todos os seus colaboradores. Eles estão de acordo com os salários dos profissionais do mercado?

* Analise a sua carteira de clientes: várias empresas dependem de apenas um ou dois grandes clientes. Isso é perigoso para o negócio, caso esse cliente decida tomar outra direção.

* Por outro lado, um negócio com vários clientes têm mais despesas. Saiba quanto custa para mantê-los. Veja como fidelizar.

* O dono do negócio precisa controlar muito bem a entrada e saída de dinheiro. Parece um conselho básico, mas muitos não o seguem.

* Mantenha as suas informações muito bem organizadas. Isso vai te economizar tempo (e evitar surpresas).

* Saiba precificar! Isso também é crucial para a saúde financeira. Já falamos sobre precificação por aqui. Leia novamente: aqui

Será que esquecemos de alguma dica? Deixe aqui nos comentários a sua opinião.

2 thoughts on “Você já parou para analisar a saúde financeira da sua empresa?”