6 dicas para controlar o financeiro da sua empresa

1) Tenha um fluxo de caixa organizado

Essa é a dica master! Se você ainda não tem um fluxo de caixa, crie um imediatamente. O recomendado é tê-lo organizado em um sistema de gestão financeira, mas muitas empresas possuem bons fluxos de caixa em planilhas de Excel (tenha a certeza de que este arquivo está na nuvem ou em plataformas como o Google Drive, e não apenas salvas em um arquivo de um computador). A organização do fluxo é que vai te ajudar a acompanhar o que entra e sai da empresa, além de te fazer poder planejar próximos passos. Importante: além de organizado, o fluxo precisa estar atualizado! Reserve um tempo todos os dias para ele.

2) Registre as contas a pagar e as contas a receber

É preciso registrar no fluxo as despesas mensais (aluguel, contabilidade, água, luz, internet, etc) do mês atual e já a dos próximos meses, desta forma, você terá o saldo atual consolidado do seu caixa, já considerando as contas que terá de pagar. O mesmo deve ser feito se você receberá parcelamentos: já anote todas as parcelas que vão entrar.

3) Corte os gastos supérfluos

Isso também faz parte da organização financeira! Analise os seus gastos e decida onde é possível fazer cortes. Mesmo que pequenos, a longo prazo, os cortes ajudam a empresa a economizar e isso tem impacto direto no lucro da empresa. Demos outras sugestão como essa no texto Dicas para montar sua planilha de preços. Leia de novo aqui

4) Defina um sistema para cobrança

Emitir boletos e enviar notas fiscais é um serviço que pode ser automatizado na empresa. Através de softwares, existe a garantia de que a documentação será enviada e o tempo do administrador é poupado. Quem trabalha com serviços deve definir se os pagamentos serão recebidos em dinheiro, por transferência/depósitos ou por boletos bancários. A definição ajuda a padronizar e a padronização ajuda a organizar!

5) Utilize as informações fornecidas pela contabilidade

Você pode e deve utilizar o balanço e outras demonstrações financeiras enviadas pelo seu contador para ajudar sua empresa nas tomadas de decisões dos negócios.

6) Faça uso do SPC

A CDL possui serviços que auxiliam no controle de inadimplência, como o SPC Brasil. O associado à CDL Caxias tem à disposição o maior e mais completo banco de dados (pessoa física e pessoa jurídica) do Brasil e a maior rede de recuperação de crédito, com o menor preço do mercado e com o pacote de consultas personalizado para a sua necessidade. Entre os serviços oferecidos está o de Cobrança e Recuperação, que auxiliam na recuperação de dívidas com maior rapidez e com menor custo.

Esperamos que as dicas te ajudem a controlar melhor o financeiro do seu negócio! Se você já está colocando-as em prática, parabéns! Senão, sempre é hora de começar! Se quiser ler novamente nosso material sobre Como analisar a saúde financeira da sua empresa, clique aqui.