Algumas verdades sobre a experiência de compra

Se você é daqueles que gosta de se informar sobre as tendências do varejo, já deve ter ouvido falar em experiência de compra e como ela é fundamental para alcançar os consumidores atuais (e mantê-los). Para você ter certeza de que sabe mesmo o que significa “experiência de compra” e a importância da sua personalização, reunimos aqui alguns fatos sobre ela. Fique à vontade para acrescentar as suas ideias nos comentários!

*Experiência de compra do cliente é a percepção que ele terá em relação à sua marca, à sua loja, seus produtos, etc. É o que ele vai pensar dela;

*E ela é construída de uma forma muito simples: através de todas as interações que seu cliente tem com sua loja (podem ser físicas ou virtuais);

*Já ouviu falar que uma interação ruim destrói cinco interações boas? Vale para a vida, vale para a experiência de compra. Uma experiência positiva que o seu cliente teve em sua loja pode ser facilmente revertida por causa de uma única interação ruim;

*Os seus clientes terão experiências diferentes, mesmo que estejam na mesma loja: não há como garantir que todos saiam satisfeitos, pois cada um interpreta as coisas de uma maneira diferente (e cada um tem seus próprios gostos e opiniões);

*O cliente terá uma experiência de compra independentemente da sua vontade. Afinal, a sua loja sempre vai deixar uma impressão nos consumidores que tiverem contato com ela (pode ser uma impressão boa ou ruim, isso vai depender muito de você);

*Entre os benefícios de promover uma boa experiência de compra está o fortalecimento da sua marca, a fidelização dos clientes (algo que todos os lojistas querem) e a boa e velha propaganda da indicação: quem teve uma experiência bacana na sua loja certamente a recomendará para seus conhecidos. E isso é igual a mais vendas;

*Lembre-se que os consumidores hoje (assim como você) têm menos tempo livre e muito mais opções de compra. Ou seja, quem vai ganhar nesse cenário é quem oferecer o melhor ambiente e o atendimento mais prazeroso e eficiente (e não necessariamente o menor preço);

*Não é só o cliente e a sua loja que ganham quando os negócios se preocupam em oferecer uma boa experiência de compra: todo o mercado torna mais flexível e de melhor qualidade, pronto para atender o público nas suas expectativas.

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

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