Por que os vendedores devem conhecer o seu público?

Duas coisas podem acontecer com um vendedor, segundo o Portal Administradores: ele pode “sofrer uma compra” ou “fazer uma venda”.

Você sabe o que isso significa?

Para evitar sofrer uma compra, ele precisa mostrar ao cliente que nem sempre a ideia que ele tem em mente (sobre o produto ou serviço) é a melhor para ele. Ao fazer uma venda, ele tem certeza de que  proporcionou o produto ou o serviço ideal a ele.

Para isso, é fundamental criar uma “experiência de consumo”. Falamos sobre isso detalhadamente no texto passado. Confira aqui

O vendedor precisa entender o perfil do cliente e qual é a sua real necessidade (que às vezes é diferente da que ele expõe quando chega na loja). É papel do vendedor ajudá-lo a tomar a melhor decisão. Com isso, fica mais fácil também evitar possíveis frustrações com o produto.

Vamos pensar num exemplo bem simples: uma conversa entre uma cabeleireira e sua cliente. A cliente chega no salão de beleza decidida a ficar ruiva, mas essa profissional sabe que o vermelho não é a cor que mais se adequa ao tom de pele e tipo de cabelo da cliente.

É dever dela informar isso à cliente, para evitar uma possível decepção com o resultado final e talvez sugerir uma cor mais adequada. Se mesmo depois da explicação da cabeleireira, a cliente ainda quiser aquele tom de cabelo, pelo menos ela está ciente do possível resultado, que pode não ser o que ela imaginava inicialmente. Muitas clientes, nessa conversa, mudam de ideia e seguem a recomendação da cabeleireira.

Por isso falamos tanto que é importante conhecer o seu público, as suas preferências, os seus hábitos e estilos de vida. Para saber o que combina com ele ou não, quer você seja uma cabeleireira, um doceiro, um lojista… a teoria é a mesma. Saiba com quem você está lidando: quanto mais informações você tiver, mais preparado você estará para atendê-lo. E deixá-lo satisfeito.

Um comentário sobre “Por que os vendedores devem conhecer o seu público?”