Por que os vendedores devem conhecer o seu público?

Duas coisas podem acontecer com um vendedor, segundo o Portal Administradores: ele pode “sofrer uma compra” ou “fazer uma venda”.

Você sabe o que isso significa?

Para evitar sofrer uma compra, ele precisa mostrar ao cliente que nem sempre a ideia que ele tem em mente (sobre o produto ou serviço) é a melhor para ele. Ao fazer uma venda, ele tem certeza de que  proporcionou o produto ou o serviço ideal a ele.


Para isso, é fundamental criar uma “experiência de consumo”. Falamos sobre isso detalhadamente no texto passado. Confira aqui


O vendedor precisa entender o perfil do cliente e qual é a sua real necessidade (que às vezes é diferente da que ele expõe quando chega na loja). É papel do vendedor ajudá-lo a tomar a melhor decisão. Com isso, fica mais fácil também evitar possíveis frustrações com o produto.


Vamos pensar num exemplo bem simples: uma conversa entre uma cabeleireira e sua cliente. A cliente chega no salão de beleza decidida a ficar ruiva, mas essa profissional sabe que o vermelho não é a cor que mais se adequa ao tom de pele e tipo de cabelo da cliente.

É dever dela informar isso à cliente, para evitar uma possível decepção com o resultado final e talvez sugerir uma cor mais adequada. Se mesmo depois da explicação da cabeleireira, a cliente ainda quiser aquele tom de cabelo, pelo menos ela está ciente do possível resultado, que pode não ser o que ela imaginava inicialmente. Muitas clientes, nessa conversa, mudam de ideia e seguem a recomendação da cabeleireira.


Por isso falamos tanto que é importante conhecer o seu público, as suas preferências, os seus hábitos e estilos de vida. Para saber o que combina com ele ou não, quer você seja uma cabeleireira, um doceiro, um lojista… a teoria é a mesma. Saiba com quem você está lidando: quanto mais informações você tiver, mais preparado você estará para atendê-lo. E deixá-lo satisfeito.

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

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