Como manter a proximidade com seu cliente depois do Natal?

No mês passado, postamos várias dicas de venda para o Natal, a melhor época do ano para o comércio. Passada a agitação usual dessa data, é importante pensar em estratégias para manter o movimento. Obviamente que ele não será o mesmo do fim do ano, mas não significa que janeiro, fevereiro e o restante do ano não possam ser bons em vendas. Positividade antes de tudo!

Lembre-se sempre que apenas vender não é o suficiente: é preciso reter o cliente, fazer com que ele volte mais vezes à sua loja. É muito mais difícil (em questão de tempo e dinheiro da empresa) adquirir um novo cliente do que manter um que você já tenha conquistado. Por isso é importante mantê-los. E mantê-los satisfeitos.

Mas como fazer isso? Trabalhando frequentemente para estimulá-lo a voltar, não apenas em ações específicas, datas comemorativas, mas no ano todo. Uma boa estratégia é conhecer quem é o seu cliente (o que ele precisa, do que ele gosta) para poder oferecer a ele o produto/serviço correto.

Aposte na sua equipe de vendas: ela é a “cara” da sua empresa. O seu cliente terá uma impressão boa ou ruim do seu negócio dependendo do atendimento que ele tiver na loja. O cliente precisa se sentir valorizado, sentir que aquela compra ou contratação vai de fato ajudá-lo. Capacite e conscientize os seus vendedores para isso!

Seja aberto ao diálogo: o cliente gosta de saber que consegue entrar em contato com a empresa facilmente. Tenha as redes sociais ativas, um WhatsApp à disposição e um número de telefone, além de um setor ou uma pessoa capacitados para atender também pessoalmente em caso de dúvida ou reclamação.

Lembra da última vez que você precisou cancelar um plano de celular por telefone?

Provavelmente você tenha tido uma experiência ruim, pois muitas operadoras são conhecidas por dificultar o contato do cliente em caso de cancelamento de serviço. Essa, porém, é uma péssima estratégia, pois a imagem da empresa fica muito ruim ao consumidor que passou por algo assim, e ele dificilmente volta a contratar o serviço dessa mesma operadora.

Não seja aquela empresa que só se preocupa em vender o serviço! Preocupe-se também em manter a satisfação de quem confiou na sua marca. O ano todo!