Varejo precisa apostar na personalização. Veja exemplos de sucesso

A personalização é uma tendência global. Promoções e descontos instantâneos, além de experiências personalizadas ao perfil dos clientes, têm se mostrado a grande sacada atual.

Conhecer seu cliente permite oferecer as informações certas a ele, no momento certo e também na maneira certa. Lembra que já falamos sobre isso por aqui? Leia de novo sobre “Por que conhecer o seu público”, clicando aqui.

Selecionamos alguns exemplos super bacanas de grandes marcas para te inspirar quando o tema é personalização:

*Sephora (uma das maiores redes de produtos de beleza do mundo): possui um app que permite que seus usuários testem seus produtos sem colocar nada de maquiagem real em seus rostos;

*Grupo Pão de Açúcar (rede de supermercados pertencente ao Grupo Pão de Açúcar, fundada na cidade do São Paulo, e um dos maiores varejistas do Brasil): lançou o aplicativo Meu Desconto, que oferece ofertas exclusivas aos clientes. O aplicativo envia promoções exclusivas e personalizadas para cada participante, através do histórico de compras de cada cliente.

*Aldo (loja americana de sapatos): disponibiliza um painel digital com o catálogo de produtos, onde é possível fazer busca, definir cores de preferência e tamanho do sapato. Se necessário, pedir auxílio a um vendedor. Senão, um estoquista já aparece com o sapato escolhido no painel para você experimentar.

*Ray-Ban (a mais conhecida marca de óculos de sol): também aposta em um painel digital em algumas de suas unidades, que permite tirar fotos ao provar óculos e poder compará-los. Esse painel também te envia as fotos para que você compartilhe nas redes sociais. Também é possível agendar um oftalmologista para exames na loja e gravar seu nome nos produtos (!)

Lembrando novamente que para personalizar é preciso conhecer. E ouvir o que o cliente tem a dizer. Texto que também já publicamos. Leia no link.