Controle é tudo! Dicas para controlar as contas a pagar e a receber

Muitos gestores têm dificuldade de gerenciar o financeiro da empresa de uma forma eficaz. Mas isso pode ser muito perigoso para a saúde e até para a sobrevivência do negócio!

É preciso saber como controlar as contas a pagar (e pagá-las em dia) e ter controle também de todos os pagamentos que devem entrar (e não permitir que eles atrasem muito).

Nesse processo, a falta de organização pode fazer com que as coisas saiam de controle muito facilmente. Para evitar isso, algumas dicas:

Regra número 1: Não misture suas contas e gastos pessoais com os da empresa (a empresa primeiro deve começar a lucrar, para depois garantir ao empresário os seus próprios rendimentos);

Planeje as finanças da empresa independentemente do tamanho do seu negócio e do tempo de existência;

Tenha um fluxo de caixa ORGANIZADO E ATUALIZADO. Você deve dar uma olhada nele diariamente;

Tenha registro de tudo o que sai e tudo o que entra;

Saiba tudo o que você tem a receber (e tenha isso registrado) e evite dar longos prazos, o que pode gerar inadimplência;

Não atrase na hora de enviar as cobranças aos clientes. Dessa forma, é menos provável que eles atrasem na hora de pagá-lo;

Não tenha vergonha nem medo de cobrar. Saiba fazer isso com jeito, claro, mas nunca deixe de receber por um serviço prestado por não querer cobrar o cliente. É seu direito receber;

Faça um planejamento financeiro;

Incentive a prática do pagamento antecipado e, se possível conceda aos clientes descontos por isso;

Muitas vezes, o uso de um software ou a ajuda de um consultor podem te auxiliar muito, caso haja dificuldades nessa parte da gestão. Não se sinta mal em buscar ajuda e garantir mais tranquilidade ao setor financeiro do seu negócio.

Gostaria de compartilhar alguma dica para controle financeiro empresarial? Fique à vontade para usar os comentários para isso!