Como lidar com críticas destrutivas

Levante a mão quem nunca recebeu uma crítica!

Um feedback negativo nunca é fácil de ser ouvido. Mas não se preocupe, porque todo mundo os ouve!

Você, provavelmente, sempre espera estar acertando, mas as eventuais críticas são inevitáveis. O segredo está em saber o que fazer com elas.

Algumas pessoas reagem muito mal às críticas do chefe e dos clientes. Outras, nem tanto. Mas o fato é que se você não souber encará-las bem, seu trabalho ou seu negócio podem sofrer grandes prejuízos. É a velha frase “faça do limão uma limonada”. Como?

Primeiro fique atento para não cair em uma negatividade de pensamentos após a crítica. Saiba que não é porque alguém disse algo negativo sobre você ou seu trabalho que isso se torna necessariamente verdade. É apenas a opinião de alguém.

Cabe a você refletir com humildade e decidir se a crítica é válida ou não. Não leve para o lado pessoal (isso é um ponto muito importante) e não se puna com pensamentos do tipo “sou ruim em tudo mesmo”. A crítica, na maioria das vezes, é bem pontual. Lembre-se disso.

A crítica sempre merece ser ouvida. Após a reflexão, talvez você perceba que ela realmente tenha algum fundamento. É possível perguntar ao autor da crítica sugestões para melhorias. A sua melhor reação é propor-se a fazer algo para resolver aquele problema e de fato fazer isso. Ou seja: tire uma lição boa dessa experiência ruim.
*Agora uma dica para quem está do outro lado e é o chefe ou o cliente que faz a crítica: pegue leve! Um comentário negativo tem muito mais impacto em uma pessoa do que um comentário positivo. Tenha cuidado com as palavras, é possível se fazer entender sem ofender o outro lado.

Não custa nada e faz bem a todos os envolvidos.

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s