Como lidar com críticas destrutivas

Levante a mão quem nunca recebeu uma crítica!

Um feedback negativo nunca é fácil de ser ouvido. Mas não se preocupe, porque todo mundo os ouve!

Você, provavelmente, sempre espera estar acertando, mas as eventuais críticas são inevitáveis. O segredo está em saber o que fazer com elas.

Algumas pessoas reagem muito mal às críticas do chefe e dos clientes. Outras, nem tanto. Mas o fato é que se você não souber encará-las bem, seu trabalho ou seu negócio podem sofrer grandes prejuízos. É a velha frase “faça do limão uma limonada”. Como?

Primeiro fique atento para não cair em uma negatividade de pensamentos após a crítica. Saiba que não é porque alguém disse algo negativo sobre você ou seu trabalho que isso se torna necessariamente verdade. É apenas a opinião de alguém.

Cabe a você refletir com humildade e decidir se a crítica é válida ou não. Não leve para o lado pessoal (isso é um ponto muito importante) e não se puna com pensamentos do tipo “sou ruim em tudo mesmo”. A crítica, na maioria das vezes, é bem pontual. Lembre-se disso.

A crítica sempre merece ser ouvida. Após a reflexão, talvez você perceba que ela realmente tenha algum fundamento. É possível perguntar ao autor da crítica sugestões para melhorias. A sua melhor reação é propor-se a fazer algo para resolver aquele problema e de fato fazer isso. Ou seja: tire uma lição boa dessa experiência ruim.
*Agora uma dica para quem está do outro lado e é o chefe ou o cliente que faz a crítica: pegue leve! Um comentário negativo tem muito mais impacto em uma pessoa do que um comentário positivo. Tenha cuidado com as palavras, é possível se fazer entender sem ofender o outro lado.

Não custa nada e faz bem a todos os envolvidos.