Como criar um bom relacionamento com o cliente?

Já pensou sobre isso? Sem seus clientes, sua empresa não existiria. Ou seja, não há nada mais importante para o seu negócio do que a relação que você mantém com eles.

Sim, nós sabemos que clientes podem ser muito difíceis de lidar. Mas é preciso estar sempre focando em como manter uma relação agradável com todos eles, pois isso está diretamente ligado ao crescimento (e até a manutenção) da sua empresa.

O gestor, juntamente com a equipe, precisa desenvolver estratégias para desenvolver esses bons relacionamentos. Isso é o que ajuda a fidelizar os clientes (pois já falamos por aqui que o importante não é apenas captar o cliente para uma venda, mas sim, fazer com que ele se mantenha – no caso de um serviço –  ou que ele volte – no caso de um produto).
Comece tentando estabelecer uma proximidade. O contato com seu cliente precisa ser agradável para ele, ele precisa sentir-se bem atendido. Lembre-se da sua última experiência ruim em uma loja, por exemplo. Provavelmente você tenha sido mal recepcionado, o atendimento pode ter demorado (ou sequer ter acontecido), o vendedor talvez não prestou atenção ao que você estava precisando. Ou quem sabe o atendente foi insistente demais, o que também te fez desistir da compra.

Os problemas nos relacionamentos com clientes são bem comuns e, com certeza, você já passou por algo assim. Lembre-se disso para não repetir a mesma experiência em seu negócio. Tente promover uma experiência boa a todos os que chegam até você. Trate-os como você gostaria de ser tratado.

No contato com o cliente, muitos gestores passam muito tempo falando sobre o próprio negócio ou serviço e o quanto ele é bom. Na verdade, eles deveriam estar focando nas necessidades que o cliente está apresentando (ou que ele nem sabia que tinha). Esse deve ser o objetivo. Tenha humildade e perspicácia para oferecer o que for melhor para ele.

Mostre aos clientes  que sua empresa é de confiança, que seus funcionários são capacitados e que eles podem confiar na contratação do serviço ou na compra do produto. Dê exemplos de cases de sucesso, se for o caso. Esses exemplos provavelmente serão de clientes que você mantém um bom relacionamento.
Outro ponto importante! Não o decepcione depois que conseguir fazer a venda. Mantenha contato com ele, resolva suas dúvidas, solicitações e problemas (rapidamente). Seja presente!

Por fim, mantenha a paciência. Mesmo com aqueles clientes mais difíceis, saiba que com conversa, calma e tranquilidade é possível saber como trabalhar junto e garantir o que ele precisa, sem se estressar (muito) no processo.

 

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s