Como criar um bom relacionamento com o cliente?

Já pensou sobre isso? Sem seus clientes, sua empresa não existiria. Ou seja, não há nada mais importante para o seu negócio do que a relação que você mantém com eles.

Sim, nós sabemos que clientes podem ser muito difíceis de lidar. Mas é preciso estar sempre focando em como manter uma relação agradável com todos eles, pois isso está diretamente ligado ao crescimento (e até a manutenção) da sua empresa.

O gestor, juntamente com a equipe, precisa desenvolver estratégias para desenvolver esses bons relacionamentos. Isso é o que ajuda a fidelizar os clientes (pois já falamos por aqui que o importante não é apenas captar o cliente para uma venda, mas sim, fazer com que ele se mantenha – no caso de um serviço –  ou que ele volte – no caso de um produto).
Comece tentando estabelecer uma proximidade. O contato com seu cliente precisa ser agradável para ele, ele precisa sentir-se bem atendido. Lembre-se da sua última experiência ruim em uma loja, por exemplo. Provavelmente você tenha sido mal recepcionado, o atendimento pode ter demorado (ou sequer ter acontecido), o vendedor talvez não prestou atenção ao que você estava precisando. Ou quem sabe o atendente foi insistente demais, o que também te fez desistir da compra.

Os problemas nos relacionamentos com clientes são bem comuns e, com certeza, você já passou por algo assim. Lembre-se disso para não repetir a mesma experiência em seu negócio. Tente promover uma experiência boa a todos os que chegam até você. Trate-os como você gostaria de ser tratado.

No contato com o cliente, muitos gestores passam muito tempo falando sobre o próprio negócio ou serviço e o quanto ele é bom. Na verdade, eles deveriam estar focando nas necessidades que o cliente está apresentando (ou que ele nem sabia que tinha). Esse deve ser o objetivo. Tenha humildade e perspicácia para oferecer o que for melhor para ele.

Mostre aos clientes  que sua empresa é de confiança, que seus funcionários são capacitados e que eles podem confiar na contratação do serviço ou na compra do produto. Dê exemplos de cases de sucesso, se for o caso. Esses exemplos provavelmente serão de clientes que você mantém um bom relacionamento.
Outro ponto importante! Não o decepcione depois que conseguir fazer a venda. Mantenha contato com ele, resolva suas dúvidas, solicitações e problemas (rapidamente). Seja presente!

Por fim, mantenha a paciência. Mesmo com aqueles clientes mais difíceis, saiba que com conversa, calma e tranquilidade é possível saber como trabalhar junto e garantir o que ele precisa, sem se estressar (muito) no processo.