9 coisas que você precisa saber sobre atendimento personalizado

1. Se você trabalha com o público, já percebeu que existem vários tipos de clientes, então talvez não pareça tão simples pensar em personalização do atendimento. O primeiro passo, portanto, é entender uma regra básica: sim, eles podem ser todos diferentes, mas não há quem não tenha o mesmo desejo, de sentir-se especial. Ninguém quer se sentir apenas “mais um” que entra na loja e não recebe muita atenção. Não importa o produto ou serviço que o cliente esteja buscando, ele quer ser bem atendido.

2. Foi destaque inclusive na NRF 2017, maior evento de Varejo do mundo, realizado em Nova Iorque, que teve a participação da CDL Caxias: o sucesso das empresas depende de o quanto elas conseguem customizar o atendimento e o relacionamento com seus consumidores. Ou seja, personalizar é uma necessidade para manter-se no mercado atual.

3. Dica infalível na hora de pensar em ações para a personalização do atendimento: coloque-se no lugar do consumidor! Tenha empatia. Imagine-se no lugar dele para descobrir como tratá-lo e ajudá-lo na necessidade que ele está apresentando.

4. Não descuide da comunicação com o seu cliente. Quer seja ela virtual ou presencial, é preciso lembrar que cada vez mais as empresas estão disputando pela preferência dos clientes. Então é preciso manter (e sempre melhorar) a qualidade do atendimento, e isso só se faz com uma ótima comunicação com o público. Crie um relacionamento com eles como se fosse de amizade.

5. Construa esse relacionamento. Assim, ficará mais fácil fidelizar este cliente (fazer com que ele volte e recomende a sua loja). Esse bom tratamento e a conquista do cliente deve ser feita diariamente. E não pode ser deixado de lado na hora do pós-venda!

6. O valor do seu cliente é maior do que o valor do que ele está comprando. Passe isso à sua equipe.

7. Falando em equipe, todos do time de vendas devem estar alinhados em como tratar os clientes, de que maneira lidar com os problemas e como fazer a venda. Essa sintonia se dá por treinamentos com os vendedores.

8. Recompense os bons clientes e bons pagadores com programas estilo fidelidade, que premiam os consumidores e os incentivam a voltar à loja.

9. Mantenha um histórico dos seus clientes. Mais do que saber quem eles são e do que eles gostam, vale manter os registros na loja de o que aquele cliente já adquiriu, para que você possa direcionar ainda mais o atendimento.