Evite problemas com estoque no Dia das Mães

Falta pouco mais de um mês para o Dia das Mães (sim, o ano passa rápido!) Já é hora de pensar na data, programar as promoções, definir as metas de venda… Muito importante também planejar bem o estoque para evitar problemas de falta ou excesso de produtos.

A primeira dica para isso é testar! Existem muitas possibilidades de gestão de estoque e as soluções (as melhores possíveis) para cada empresa podem (e devem) ser repensadas sempre, para que todo o processo funcione bem. Nesse sentido, não é porque algo “sempre foi feito de certo jeito” na loja, que precisa continuar sendo feito da mesma maneira. Os métodos podem ser mudados, e, se eles não funcionarem, alterados novamente, até que se ache a melhor forma para o negócio.

É preciso investir bastante tempo pensando na logística dos estoques, pois a sua má administração traz prejuízos financeiros para as empresas, que podem estar gastando muito com um estoque inutilizado e deixando de poder investir em outras demandas da empresa. “Estoque parado é dinheiro parado”, já diz a expressão. Ou então, no caso de estoques com poucos produtos, deixando os clientes insatisfeitos e frustrados com a falta deles.

Faça, portanto, um planejamento de compras para saber o quanto adquirir, baseado em experiências anteriores. No caso, baseado no que foi comprado/vendido no Dia das Mães do ano passado (por isso também a importância de manter registros das entradas e saídas do negócio, sempre).

Tenha um inventário do estoque, saiba tudo o que está armazenado (algumas empresas usam softwares para isso, outras não). Independentemente da forma, é preciso ter controle total disso. E muita organização!

Gostaria de compartilhar conosco algumas dicas sobre controle de estoques? Fique à vontade para comentar!

Neste mês de abril daremos várias outras dicas sobre vendas para uma das datas mais importantes do varejo, o Dia das Mães. Fique ligado!