13 dicas para vender mais e melhor

Que tal aplicar algumas delas para as vendas de Dia das Mães?

  1. Conheça o seu público. Saiba para quem você está vendendo;
  2. Vender = relacionar. Muito provavelmente, se você não é bom em se relacionar com as pessoas, não será bom em vender. Portanto, trabalhe para melhorar essas habilidades;
  3. Conheça bem o seu produto. Isso é algo óbvio, mas que acrescenta muitos pontos na hora de negociar: saiba mostrar ao cliente por que o seu produto vai ajudá-lo. E só é possível mostrar isso com segurança se você estiver totalmente por dentro do que você está oferecendo;
  4. Participe de cursos, palestras, workshops, converse com outros empreendedores e vendedores. Atualize-se sempre!
  5. Dizem que é preciso “sempre dar ao cliente mais do que ele espera”. Verdade. Surpreenda-o positivamente;
  6. Seja honesto. Mostre que o produto/serviço será útil para o cliente sem enganá-lo e sem mentir;
  7. Personalize o atendimento. Lembrar os nomes dos clientes, se possível, é o ideal para iniciar essa personalização;
  8. Mantenha constante comunicação com os seus clientes, não apenas em épocas de datas comemorativas, quando você espera que ele apareça na loja. Esteja próximo dele o ano todo;
  9. Crie estratégias para vender mais e melhor. Elas devem ser constantemente repensadas e melhoradas. Algo que já falamos por aqui, mas vale repetir: não é porque algo sempre foi feito de uma forma, que precisa continuar igual. Inove!
  10. Converse com sua equipe frequentemente e considere as opiniões de todos. Os vendedores, que estão na linha de frente, têm muito a acrescentar;
  11. Seja amigo do seu cliente. Isso faz com que ele vire até mesmo o “seu vendedor”. Se ele for bem recepcionado, bem tratado e tiver uma boa experiência de compra com você, é provável que irá recomendar o seu negócio a outras pessoas, o que aumentam as suas chances de venda;
  12. Sorria! Faça um esforço (mesmo que não esteja em seu melhor dia) para ser agradável com os clientes;
  13. Pergunte. Escute. Entenda. É preciso saber o que o cliente está procurando (e até captar talvez o que ele não esteja procurando, mas possa estar precisando).

 

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