Como acelerar um processo de vendas?

Imagine que você trabalha com prestação de serviços e recebeu um cliente em potencial para uma reunião. Você passou um grande tempo com ele, esclareceu todas as suas dúvidas, explicou da melhor forma possível como seu serviço será vantajoso para ele ou seu negócio. Ficou faltando apenas a parte principal: fechar negócio. O cliente saiu da reunião parecendo entusiasmado, mas pediu um tempo para avaliar a proposta e tomar uma decisão. E você ficou na frustração.
Esse é um grande desafio. Como fazer o cliente fechar negócio agora e não daqui a um mês, seis meses ou, em alguns casos, um ano?


Uma das dicas é complementar o marketing digital com ações mais diretas (Leia novamente sobre Marketing Digital e Foco no Conteúdo, aqui.


Saindo do exemplo de serviços. Digamos que você crie vestidos de noiva. A cada postagem dos seus vestidos, surgem muitas curtidas. Uma boa tática é destinar alguém da empresa para fazer o serviço de “ir atrás” de quem são essas curtidas. Nesses likes do Facebook será possível descobrir algumas clientes noivas. E é possível enviar mensagens a elas convidando-as para conhecer a loja, oferecendo uma conversa e um orçamento gratuito, colocando-se à disposição. Aumentam aí as chances de fechar negócio (e fechar logo, já que, nesse caso, quem já tem o status “noiva” deve se casar logo). Essa tática, que se aplica a outros exemplos, pode ser feita por mensagem de Facebook, WhatsApp ou até, em alguns casos, por ligação.


Outra dica dada por muitos especialistas é: fale com quem manda. Ou seja, descubra quem toma as decisões e fale diretamente com essa pessoa na empresa. Às vezes, há muita gente entre seu negócio e o seu cliente, e isso, em muitos casos, pode alongar o tempo de negociação (e, várias vezes, dificultar). Não tenha medo de lidar com a hierarquia.
Lembre-se também que para fechar uma venda você precisa oferecer soluções aos clientes, não apenas produtos/serviços. Tem que saber mostrar a ele como a sua vida, seus processos, etc, irão melhorar se ele contratá-lo. Mais do que mostrar, você precisa realmente estar preocupado e pronto para ajudá-lo.


Para finalizar, uma outra recomendação: não desista. Na maioria dos casos, é preciso mais de uma conversa, mais de uma reunião, mais de uma proposta para fechar um negócio. Seja persistente (sem ser muito insistente). Não desista!


Perdeu nosso último texto sobre vendas? Leia de novo aqui, Dicas para Vender Mais e Melhor.

 

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

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