Fidelize o cliente em datas comemorativas: aproveite esse Dia das Mães e vá além da venda

A gente sabe que ter sucesso em uma venda não é apenas vender e se despedir do cliente. O Dia das Mães, por exemplo, está quase chegando. Além de procurar fazer boas vendas, é importante que sua loja se preocupe em atender este cliente de uma forma que ele tenha vontade de voltar outras vezes e comprar mais. Selecionamos algumas formas de fidelizar o cliente que esperamos que possam lhe ser úteis. Confira:

1. Crie um relacionamento com o seu cliente. Seja simpático, escute o que ele tem a dizer, interesse-se por ele e pelo o que ele te contar. Dicas de Como criar um bom relacionamento com o cliente, podem ser relidas aqui.

2. Atenda-o bem, sempre! Sim, os clientes podem ser todos diferentes, mas não há quem não tenha o mesmo desejo, de sentir-se especial. Ninguém quer se sentir apenas “mais um” que entra na loja e não recebe muita atenção. Não importa o produto ou serviço que o cliente esteja buscando, ele quer ser bem atendido. Leia aqui 9 coisas que você precisa saber sobre atendimento personalizado.

3. Dizem que é preciso “sempre dar ao cliente mais do que ele espera”. Verdade. Surpreenda-o positivamente. Veja mais 12 Dicas para vender mais e melhor, aqui.

4. Colete feedbacks: não ignore os bilhetes deixados na caixa de sugestões, os comentários e avaliações no Facebook ou alguma opinião dada por alguém sobre a loja ou o atendimento. Aceite as críticas e corrija o que for possível. Muitas lojas realizam pesquisa de satisfação, o que também é uma boa ideia para melhorar o atendimento sempre.

5. Dê atenção à sua reputação. O que dizem sobre a sua loja e sua marca conta muito, tanto os comentários negativos quanto os positivos. As pessoas são altamente influenciáveis pelo o que as outras dizem, principalmente no que diz respeito a marcas. Portanto, se tiver algum problema com algum cliente que sentiu-se prejudicado, tente resolver da melhor forma possível, para minimizar os danos e evitar que ele prejudique a imagem de sua empresa.

6. Garanta a qualidade do que está vendendo. Mas seja sincero! Não “aumente” as vantagens do produto ou serviço só para fechar a venda. Lembre-se que a ideia é fazer o cliente voltar. E, para isso, ele precisa ter ficado satisfeito com o que comprou, a longo prazo.

7. Não esqueça do pós-venda. Não abandone o cliente após ele sair da loja. Se ele precisar de uma troca, conserto, tiver alguma dúvida ou reclamação, dê suporte a ele. Esse talvez seja um dos maiores segredos da fidelização do cliente (ligada muito também à reputação).

Baixe mais dicas para vender mais no ebook gratuito da CDL. Clique aqui e boas vendas!