Dicas para lidar com pessoas difíceis no trabalho

Você já parou para pensar quantas horas do seu dia, da sua semana, você passa com seus colegas de trabalho? Para muitos, a convivência é maior do que com os próprios membros da família. E, nas diferenças de todos, nem sempre esse relacionamento é algo fácil. Mas pensamos em algumas dicas que podem diminuir os atritos, especialmente quando se tem que conviver com aquelas pessoas consideradas mais “difíceis”. Veja a seguir:

1. Mantenha a calma e a paciência. Pelo bem da paz do ambiente de trabalho (e da sua paz de espírito), tente, por mais difícil que seja, não perder a paciência com os colegas de trabalho, pois você terá que vê-lo todos os dias. Bater de frente, muitas vezes, só piora;

2. Proponha uma conversa. Se há algo que te incomoda, vamos supor, por exemplo, que tem um colega que vive fazendo piadas com você que você detesta. Chame a pessoa para conversar e explique, sem brigar, que as piadas te deixam desconfortável. A conversa é sempre o melhor caminho para a resolução de conflitos. O mesmo vale para uma relação de chefe e subordinado (ou vice e versa): se há algo que não está bem, sugira uma conversa onde todos possam se entender.

3. Preste atenção ao jeito como você fala as coisas. Esse é um grande segredo (para a vida profissional e também pessoal). Em vez de dizer “Fulano, você precisa gritar toda vez que está ao telefone?”, experimente uma versão onde você coloca o problema como algo que te afeta, e não como algo irritante da outra pessoa (apesar de ser): “Fulano, eu acho mais difícil de me concentrar quando você atende ligações no ambiente de trabalho e fala em um tom mais alto. Será que poderíamos pensar em outra forma de fazer isso?”.

4. Entenda a outra pessoa. Tenha empatia. Todo mundo vem de casas diferentes, de famílias diferentes (e até quem vem da mesma família é diferente). Ou seja, tente compreender por que seu colega age de tal maneira e não seja tão julgador. Às vezes, simplesmente, a pessoa é extremamente crítica com seu trabalho porque essa é a única forma que ela já experienciou (todo mundo sempre foi muito crítico com ela também).

5. Além da empatia, é preciso ter humildade. Toda vez que perceber que está focando tempo demais pensando no que te incomoda no colega de trabalho, tente virar o jogo e pensar, “Será que eu também não sou uma pessoa difícil às vezes? E o que posso fazer para melhorar isso?”