Como resolver problemas com criatividade

Dicas que podem fazer com que a criatividade flua muito melhor no seu local de trabalho (especialmente em situações difíceis):

  1. Saia da sua “zona de gosto”. Ela é bem parecida com a sua “zona de conforto”. Na hora de ter uma boa ideia para montar uma vitrine, por exemplo, tente não pensar apenas no que “você gosta”.

  2. Tenha muitas ideias. Escreva-as num papel. Isso pode ser feito sozinho ou em grupo, com sua equipe. Depois que todas as ideias estiverem lá, comece eliminando as que não parecem tão boas assim. Mas não se preocupe em ter “a” ideia. Primeiro, é melhor ter várias.

  3. Construa essas ideias. Não desconstrua. Por exemplo: alguém da sua equipe de vendas deu uma ideia não muito boa. Em vez de descartar essa ideia de cara, tente, junto com a equipe, formas de melhorar essa ideia inicial. Isso ajuda a não desanimar quem propôs, além de facilitar o processo.

  4. Quando tiver algum problema, foque no problema, não na solução. Às vezes, a solução dele é mais óbvia do que pensávamos e muitos não conseguem ver isso porque procuram a solução mais rápida. Pare e pense. Qual é realmente o problema?

  5. Faça testes. Tem um problema que precisa ser resolvido? Teste uma ideia, depois outra, e assim por diante… Deixe o cérebro fluir. E não desista!

  6. Tudo pode ser feito de uma maneira diferente! Não há nada que já tenha sido esgotado, até as campanhas de datas comemorativas mais manjadas. Por exemplo: Dia dos Namorados. Que tal tentar pensar, junto com a sua equipe, em algo que a loja nunca fez antes?

  7. Trabalha em um local que te limita? Seu chefe/cliente não parece gostar das suas ideias? Lembre-se que alguns limitadores podem ser encarados como desafios. Sempre há espaço para a criatividade (claro que em alguns locais, há menos), mas sempre é possível.

  8. Escute! Escute o que seus vendedores têm a dizer, seus clientes, até seus filhos podem contribuir (muito) para que você tenha boas ideias. Preste atenção ao que acontece à sua volta. Isso ajuda muito no processo criativo. Saia da frente do celular, da frente do computador.

  9. Faça perguntas! Elas vão te ajudar a tomar as melhores decisões. Não tenha medo de estar “fazendo uma pergunta idiota”. Pergunte tudo o que possa te ajudar a resolver uma situação.

  10. Importante: a execução é tão importante (senão mais) do que a sua ideia. Então de nada adianta ficar sentado tendo mil ideias ótimas, se você não começar o planejamento para colocá-las em prática.

Esperamos que as dicas tenham sido úteis! E, já que escutar outras opiniões é uma de nossas recomendações, gostaríamos de saber de vocês: que dicas têm a acrescentar quando se trata de criatividade e resolução de problemas? Escreva para nós!

3 comentários sobre “Como resolver problemas com criatividade”

  1. Pingback: Dia dos Pais: Venda mais com estratégias criativas – Blog

  2. Pingback: Criatividade: Saia da rotina. E tenha tempo para pensar – Blog

  3. Pingback: Exercícios para o cérebro, vamos ser mais criativos? – Blog

Deixe uma resposta