Maioria dos clientes deixará as compras de Dia dos Namorados para a última hora: Como se preparar para isso?

Você já comprou seu presente de Dia dos Namorados? Se você for como grande parte dos entrevistados da pesquisa CDL sobre compras para a data, ainda não! Nossos entrevistados mostraram que a maioria, apesar de já estar pensando nisso, deixará para comprar na véspera da data. Apenas 3% respondeu que a compra foi feita mais de um mês antes do 12 de junho. Cerca da metade pensa em comprar uma semana antes e quase 25% respondeu que comprará apenas na véspera.

Um dado muito interessante da pesquisa foi a resposta da pergunta “Quais os fatores de importância para decisão do local das compras?”. Atenção, lojistas: 80% respondeu “atendimento”.

Crie o ambiente certo para este mês que tanto valoriza o amor. E prepare a sua equipe para atender o público com ainda mais atenção. Muitos dos clientes chegam sem saber o que comprar e é tarefa dos atendentes conduzi-lo com dicas e conseguir fechar uma venda. É importante lembrar que o objetivo sim, deve ser vender, mas também vender aquilo que combina com o que o cliente está procurando.

E como fazer isso? Escutando o que o cliente tem a dizer. (Caso ele não te diga nada, faça perguntas!). Se o atendente conseguir compreender melhor o que o cliente está buscando, além das características e gosto do parceiro que será presenteado, as chances de o presente ser um sucesso aumentam muito.

Outra dica importante. Já que a maioria vai deixar para os últimos momentos para fazer a compra, prepare-se para este movimento mais intenso durante esses dias também! Talvez seja necessário mais funcionários, horários estendidos, etc.

Por fim: divulgue intensamente seus produtos e promoções nas redes sociais nessa época. Quase a metade dos entrevistados da pesquisa respondeu que viu campanhas de Dia dos Namorados na internet (que venceu em popularidade os folhetos, TV, outdoors e jornais).

Falta pouco menos de uma semana! Prepare-se para boas vendas. Boa sorte!

Veja a pesquisa na íntegra aqui