Controle de fluxo de caixa para pequenas empresas

Como está o fluxo de caixa da sua pequena empresa? Se a sua resposta for “não muito bem” é sinal de que está na hora de reorganizá-lo. Se a resposta for “como está o quê?” está na hora de conhecer e colocar em prática essa ferramenta.

Sabe-se que a falta de organização na parte financeira é um dos fatores que mais atrapalha o crescimento das pequenas e médias empresas. E o fluxo de caixa é uma solução administrativa bem simples para este problema. Existem programas e softwares para controle do que entra e sai do financeiro da empresa, mas a boa notícia é que um fluxo de caixa pode ser feito em um programa fácil e acessível como o Excel. Ou seja, basta ter acesso a um computador.

O fluxo tem a função de disponibilizar para os gestores uma visão panorâmica das finanças da empresa, mostrar tudo o que está acontecendo em termos financeiros. É ele também que serve de base para as decisões futuras, como por exemplo, “é possível bancar um novo funcionário?”, “está na hora de pensar em trocar de fornecedor por causa dos custos”, etc. Ali você tem uma visão de o que tem a receber e a pagar, além de poder ver o andamento dos meses anteriores e o que está planejado para os próximos.

Saiba mais lendo aqui nosso texto “Gerencie o seu fluxo de caixa e garanta a saúde financeira do seu negócio”.

E para te ajudar a não cometer erros bem comuns, confira alguns dos problemas que comprometem o fluxo de caixa (e o bom andamento da sua empresa):

1) Não dar atenção à inadimplência: muitas empresas encerram seus negócios devido às dívidas — causadas, em grande parte, pela falta de pagamento dos clientes. Não deixe que a inadimplência saia do controle. E não tenha medo de cobrar. Dica: A CDL possui serviços que auxiliam no controle de inadimplência, como o SPC Brasil. Fale conosco e saiba mais aqui!

2) Desorganização: e ela que vai te ajudar a acompanhar o que entra e sai da empresa, além de te fazer poder planejar próximos passos. Não tenha preguiça nem descuido nessa parte, que é vital para a sua empresa.

3) Desatualização: além de organizado, o fluxo precisa estar atualizado. Reserve um tempo todos os dias para ele. Não deixe que os dias passem (e os pagamentos saiam/entrem, sem que você o atualize).

4) Falta de registro das contas a pagar e as contas a receber: é preciso registrar no fluxo todas as despesas mensais (aluguel, contabilidade, água, luz, internet, etc) do mês atual e já a dos próximos meses. O mesmo deve ser feito se você receberá parcelamentos: já anote todas as parcelas que vão entrar. Não esqueça de registrar nada.

5) Falta de padrão no sistema para cobrança: digamos que você trabalha com serviços e mensalidades. Alguns clientes lhe pagam por boleto, outros por depósito, outros em dinheiro. O recomendado é que você padronize o sistema de cobranças e, se possível, receba todos os pagamentos da mesma forma (fica muito mais fácil de controlar o fluxo e a inadimplência assim).

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s