Use as redes sociais para alavancar as vendas no Dia dos Pais

“Ah, se fosse como o Dia das Mães”. Esse é um desejo comum no comércio quando o assunto é Dia dos Pais, uma data importante para os lojistas, mas muito menos promissora do que a corrida pelas compras para as mães. E, já que a data não tem o mesmo apelo comercial, é ainda mais importante redobrar os esforços para atrair os clientes para compra de presentes.

A seguir, selecionamos cinco dicas fundamentais para promover as vendas nas redes sociais sem cometer erros comuns de quem busca esse meio para fechar negócios.

Converse com quem compra

Quando se pensa na figura do pai, é provável que a primeira imagem que surja seja a de um homem com uma criança. E aí vêm as frases reflexivas, obviedades e textos infantilizados. Uma linguagem totalmente voltada para a criança.

Este é o primeiro erro. Antes de criara o conteúdo, pense em quem vai comprar o presente.

Normalmente, quem realiza a compra são as mães e os filhos mais velhos, e não a criança. É com esse público que você deve se comunicar.

Mostre o produto

O que a sua loja oferece que é perfeito como presente para o Dia dos Pais? Selecione e mostre o seu produto nas redes sociais. Quanto mais clara for a mensagem, mais dinâmico é o processo de venda. A imagem da camisa ou perfume que você selecionou como sugestão, propõe uma decisão mais rápida de compra do que uma “cena pai e filho” que você encontrou em um banco de imagens – e que, muitas vezes, nem está de acordo com a realidade. Quer vender relógios? Fotografe os que você tem e mostre-os!

Invista em anúncios

Atuar em redes sociais sem anunciar é, geralmente, um esforço muito grande para um retorno quase inexistente. Pouca gente vê o conteúdo postado sem patrocínio. A boa notícia é que o custo dos anúncios é mais barato do que qualquer aplicação de adesivos em vitrines ou impressos que você possa produzir. O segredo é investir para o público certo, criar imagens atrativas e estar disposto à interação.

Interaja

Não divulgar valores em redes sociais é uma opção de diversas marcas, e pode ser válida. Por outro lado, ainda que não exponha preços, é preciso entender que um perfil em rede social é um canal de mão dupla: se alguém pergunta algo, merece a resposta mais clara e ágil possível, ainda que de maneira privada, se for a política da marca. Solicitar que alguém que perguntou algo via rede social compareça à loja ou ligue para ter a informação é como pedir que um cliente que acaba de entrar na loja volte amanhã. Não voltará! Deixar alguém no Facebook ou no WhatsApp, por exemplo, sem resposta, equivale a manter a plaquinha de “FECHADO”, permanentemente, na sua porta. E quem encontra esse “aviso” entra na loja do concorrente.

Use os recursos de cada rede

Utilizar bem os recursos que cada rede oferece dá trabalho, mas dá retorno. No Instagram, por exemplo, muitas marcas têm conseguido melhor retorno nos Stories do que no feed. Porque os Stories mostram produto, o ambiente, as pessoas… E soluções que expõem esse tipo de material acrescentam realidade ao conteúdo que você posta.

E aí, já pensou de que forma você pode aproveitar essas dicas? Tente adaptar ao se negócio e mãos a obra!