7 dicas para melhorar sua gestão

Garantir processos eficientes, melhorar as vendas, aumentar a lucratividade… Tudo isso é importante para ser um bom gestor. Já falamos aqui sobre produtividade e gestão de tempo, sobre gestão de carteira de clientes,  gestão financeira, gestão de risco.  Mas não ignore o aspecto humano da sua administração. Ser um bom líder, servir de referência à equipe e motivar as pessoas que trabalham com você  são soluções que ajudam a chegar mais rápido aos objetivos da empresa, inclusive os financeiros.

Veja dicas para melhorar sua gestão.

1. Dê feedback: Elogie sempre que oportuno e critique de forma construtiva. Isso mostra onde sua empresa quer chegar.

2. Solicite feedback: Esteja disposto a ouvir a avaliação da sua equipe sobre a empresa, os processos e à sua própria gestão. Transforme o momento de feedback em rotina na sua empresa.

3. Seja positivo: Dar notícias ruins é inevitável. Faça contextualizando o assunto, mostre o lado positivo de cada situação e demonstre segurança na busca por soluções.

4. Incentive a participação: Todo gestor gostaria que cada colaborador visse a empresa como se fosse sua. É função de quem administra fazê-los sentir-se assim. Ouça as ideias, valorize as opiniões, peça ajuda para aplicar as sugestões.

5. Valorize talentos: Cada profissional tem mais sucesso e satisfação quando faz o que gosta. Valorizar os talentos individuais também melhora os resultados da empresa e deixa as pessoas felizes e orgulhosas em poder colaborar.

6. Confie na sua equipe: Você precisa contar com pessoas em que confia. A insegurança do gestor em relação à equipe é um das principais razões da falta de motivação.

7. Se necessário, mude: Voltar atrás em uma ideia, rever suas atitudes e mudar sua gestão não diminuem a sua autoridade como gestor. Estar disposto a mudar mostra o lado humano do administrador, passível de erros como qualquer membro da equipe.

E aí, gostou das dicas?