Cobrança de clientes em tempos de WhatsApp: até onde é permitido ir?

7 minutos para ler

Você tem um cliente que te deve há tempos. Ele já prometeu diversas vezes que faria o pagamento em determinada data — sempre sem cumprir — não atende mais as suas ligações e ignora os seus e-mails. Eis que, então, surge uma ideia em sua mente: fazer a cobrança pelo WhatsApp.

A principio a ideia parece ótima, afinal, o abordando por meio de um canal direto e mais prático, talvez ele se sensibilize e decida quitar o débito. Mas no minuto seguinte você reflete: será que eu posso realmente fazer isso?

A resposta é sim. Mas com algumas ressalvas (várias, na verdade) que vamos te explicar baseados na palestra de Luiz Fernando Horn, ex-coordenador do Procon de Caxias do Sul e doutor em Direito, que falou aos associados da CDL sobre Cobrança no CDC (Código de Defesa do Consumidor): Fronteiras entre a Licitude e o Abuso.

Neste post, também mostraremos o que diz a lei sobre esse assunto e de que forma é possível utilizar essa ferramenta para reduzir o número de inadimplentes. Continue a leitura para saber mais!

Saiba o que diz o Procon sobre a cobrança por WhatsApp

Primeiro, é importante ter em mente que o Código do Consumidor foi criado em 1998, ou seja, há várias mudanças, especialmente a digital, que ele não acompanhou. Mesmo assim, é possível se basear no que ele diz para saber o que é permitido por lei na hora de cobrar os seus devedores.

E quem não tem este problema, não é mesmo? Os dados do Brasil falam por si: de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo — CNC —, o número de famílias endividadas no Brasil corresponde a 65,3%, em janeiro de 2020.

“O mal consumidor existe e precisamos saber lidar com ele. Até onde podemos ir para não se tornar uma prática abusiva de cobrança? ‘O devedor pode tudo’, dizem os mais extremistas, ‘a lei o protege’”, disse Horn, explicando que é preciso encontrar o equilíbrio.

Não, o consumidor não pode tudo. Mas o cobrador também não. É preciso lembrar que, segundo o CDC, no ato da cobrança o consumidor não pode sofrer constrangimento, ameaças ou ser exposto ao ridículo.

Ou seja, por mais tempo que o cliente tenha a dívida e por mais que ele o irrite com essa falta de comprometimento e com o prejuízo causado, você não pode ligar para a empresa dele e dizer coisas do tipo: “Preciso falar com o fulano, ele está me devendo”, ou então falar para um colega coisas do tipo: “Vai trabalhar com o fulano? Ih, esse aí é caloteiro…”. Esse tipo de atitude é proibido por lei e você pode estar sujeito a ser punido por isso, inclusive com detenção, segundo o CDC.

Se o consumidor for cobrado indevidamente, ele tem direito, de acordo com a legislação, a receber o dobro do valor devido de volta. Atenção a algumas barreiras que você não pode avançar na hora de cobrar:

• ameaça;
  • coação/constrangimento;
  • afirmações falsas;
  • exposição;
  • interferência no trabalho, descanso e lazer;
  • constrangimento.

Sobre esse último, a resposta sobre cobranças por WhatsApp: o mesmo bom senso das cobranças por ligações telefônicas deve ser empregado. Você pode sim cobrar o seu cliente por mensagens no Whatsapp, mas não pode abusar das mensagens, ou enviá-las em horários impróprios.

Ele não pode se sentir “invadido”, sentir que a cobrança e o horário que ela foi feita foi inconveniente. Tenha cautela. “Os limites de atuação da cobrança são bem estabelecidos,” completou o palestrante.

“Fazer cobrança é lícito. É dever do consumidor pagar as suas contas em dia. Não é um favor que ele faz”, disse Horn. “O consumidor, depois que contrata, está obrigado com esse contrato que assinou.” A dica do palestrante para evitar ter problemas de cobrança ou pelo menos minimizar as chances é se prevenir o máximo possível.