Ícone do site Blog CDL Caxias

Dicas para resolver seus problemas com fluxo de caixa

Muitas empresas já passaram pela situação de não saber se irão conseguir pagar as suas contas em dia. A organização do fluxo de caixa, acredite, pode ajudar bastante nesse e em outros problemas financeiros. Vamos ver se a gente consegue te ajudar com algumas dicas?

  1. A gente sabe que o negócio é seu e que você vai defendê-lo sempre. Mas não perca a sua capacidade objetiva de olhar o mercado, analisar o seu negócio e reinventá-lo, se necessário, criando um modelo mais sustentável financeiramente. Às vezes, é necessário desapegar-se da ideia inicial que você tinha para a sua empresa para conseguir ter uma gestão financeira mais saudável. Um exemplo: você sempre sonhou em alugar uma sala espaçosa, com ótima localização. E assim o fez. Mas, com o tempo, ficou cada vez mais difícil bancar o valor mensal desse aluguel. Talvez seja hora de repensar e encontrar outro espaço, que consiga atender bem às suas necessidades, mas que não seja tão pesado financeiramente para a sua empresa.

  2. Tente se adiantar ao que vai acontecer. Alguns chamam isso de “prever o futuro” e é sempre bom fazer isso antes de o dinheiro terminar. Para isso, é preciso fazer uma projeção de caixa para os próximos 3 ou 4 meses. Se for demais para as suas condições atuais, pelo menos desse mês e do mês que vem. Isso ajuda você a tomar melhores escolhas financeiras (e não ficar devendo para os fornecedores, que estarão esperando o pagamento na data combinada).

  3. “Fluxo de caixa é matemática simples: só pode sair aquilo que entrou.” (Fonte: Marcio Pionkowski, Endeavor Brasil) Seja realista nas previsões de entrada: saiba que, infelizmente, nem todas elas vão acontecer (nem todos vão te pagar quando você estava planejando). O fluxo não deve refletir o que você espera receber naquele mês, mas sim o que realmente entrar. Isso vai te fazer tomar decisões de compras/gastos com mais consciência.

  4. Se precisar atrasar algum pagamento, avise os parceiros e tente negociar com eles. Transparência é a melhor opção para manter parcerias saudáveis.

  5. Não tenha medo de pedir ajuda. Outras pessoas da sua equipe podem te ajudar na hora de propor soluções para melhorar o fluxo de caixa ou dar ideias para incrementar a gestão financeira da empresa. Especialistas também podem ser contratados. Leia sobre o assunto e informe-se sempre!

 

Essa não é a primeira vez que escrevemos sobre Fluxo de Caixa (porque o assunto, afinal, é extremamente importante em uma empresa). Gostaria de ler mais? Nesse texto, falamos sobre Os vilões do Fluxo, entre eles, a falta de controle. 

Já neste texto, focamos no Controle do Fluxo de Caixa para pequenas Empresas.

E neste, veja de novo os 5 erros que comprometem um Fluxo de Caixa.  

Sair da versão mobile