Black Friday: uma grande oportunidade para pequenas empresas

A Black Friday chegou ao Brasil em 2010. Naquele ano, conforme o levantamento da Ebit|Nielsen, faturou R$ 3 milhões. E só cresceu nas edições seguintes. No ano passado atingiu o seu recorde: R$ 2,1 bilhões. Para 2018, no próximo dia 23, a expectativa é quebrar novamente o recorde: R$ 2,43 bilhões de faturamento.

Enquanto foi se consolidando no calendário brasileiro, a promoção, especialmente importante para o setor de e-commerce, também ganhou espaço no comércio tradicional. E é uma excelente oportunidade para pequenas empresas.

Veja dicas de como acertar na promoção mais aguardada do ano.

1. Faça promoções realmente incríveis

Pequenos descontos serão ignorados na vasta oferta de promoções.

Veja aqui outras dicas para criar boas promoções

2. Seja honesto

O consumidor está cada vez mais atento a quem aumenta os preços para poder dar altos descontos. E quem pratica esse erro aumenta as chances de perder novos e velhos clientes.

3. Atenda bem

Maior movimento no dia da Black Friday não ameniza o mau atendimento. Considere nessa data contar com reforço na equipe para manter a qualidade.

4. Selecione os produtos

É muito difícil dar desconto “na loja inteira”. Selecione os produtos que entrarão na promoção, ofereça uma variedade interessante e, acima de tudo, seja claro na divulgação da promoção. É melhor frustrar pela falta do produto que o cliente gostaria de ver na Black Friday do que frustrá-lo por tê-lo feito acreditar que encontraria esse produto.

5. Aproveite oportunidades além da venda

Black Friday é dia de encher a loja, inclusive de pessoas que nunca estiveram lá. Aproveite a chance de conquistar esses clientes e semear o desejo de voltar à sua empresa em outras oportunidades.

6. Pós-venda

Se tudo der certo, você venderá muito na Black Friday. Não esqueça de continuar o bom atendimento depois que o cliente comprou. Essa é a etapa mais complexa da venda, mas também é determinante para novos negócios.

Vendi. E agora? Veja dicas para manter o seu cliente.

Boas vendas!

Já viu a expectativa de compras do consumidor caxiense? Faça download gratuito da Pesquisa Black Friday da CDL Caxias. Ouvimos mais de 500 consumidores para saber se pretendem ou não gastar na data. Baixe aqui!