Crie Campanhas de Marketing de baixo custo
Falta de orçamento: esse é o gargalo – ou a desculpa – que geralmente se usa para justificar a falta de investimento em campanhas de marketing. A solução: parcerias. Um planejamento bem estruturado, foco e busca de parceiros na divulgação reduz muito o custo das campanhas de marketing.
Veja nossas dicas de como criar campanhas com baixo investimento e entenda como essa estratégia pode viabilizar campanhas no seu negócio.
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Talentos internos
Pensar em uma campanha para divulgar sua promoção ou seus produtos costuma esbarrar em uma lista de altos investimentos: fotografia, modelos, publicidade, etc… E a solução pode estar bem perto de você… Divida seu planejamento com a equipe e tente encontrar no grupo habilidades que possam reduzir os seus custos: alguém que possa fotografar, posar, fazer a arte da vitrine… Além de diminuir o investimento, compartilhar esse trabalho desde a concepção da campanha gera um engajamento de equipe saudável para qualquer promoção e fundamental para a motivação da equipe.
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Planejamento criativo
A pauta é um editorial para a coleção verão dos produtos da loja. Você já encontrou na sua equipe alguém capaz de fotografar, os modelos, quem vai cuidar da produção… Escolher o local com criatividade também pode zerar o custo de locação. Espaços públicos, de amigos ou parceiros da sua empresa podem render excelentes resultados e ainda agregar qualidade ao seu editorial.
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Vá às “compras”
Preste atenção na vizinhança do seu negócio e proponha parcerias interessantes para o coletivo. Uma vitrine incrível, por exemplo, pode custar muito ou custar nada, se os elementos que a compõem forem emprestados dos seus vizinhos de comércio. Um bom exercício para apostar em parcerias certeiras é pensar em como o seu produto pode contribuir com os seus vizinhos. E o discurso da sua proposta começa por aí: pelo que a sua empresa tem a oferecer em troca.
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Proponha bons negócios aos parceiros
Para selecionar um parceiro, é preciso pensar em como a sua campanha pode ser útil ao negócio dele. Em geral, as melhores parcerias surgem entre empresas que compartilham o mesmo tipo de público, e não, necessariamente, a mesma categoria de produtos. Um coquetel de lançamento em uma boutique, por exemplo, pode ser útil à joalheria do outro lado da rua, à confeitaria, à loja de bebidas. E, se a sua campanha valorizar o “espaço comercial” cedido às empresas participantes daquele evento, suas chances de bons negócios nas parcerias aumentam.
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Invista pontualmente
Utilize seu orçamento para investimentos pontuais onde não cabem parcerias: brindes, publicidade em rede social, garçons, banners, por exemplo.
6. Embarque em campanhas macro
Aproveitar grandes campanhas pode reduzir ainda mais o seu custo. A CDL promove diversas campanhas acessíveis aos associados, com ampla divulgação na mídia e benefícios atrativos ao consumidor. No Natal CDL Mais Presente, por exemplo – participe aqui https://www.