Crie Campanhas de Marketing de baixo custo

Falta de orçamento: esse é o gargalo – ou a desculpa – que geralmente se usa para justificar a falta de investimento em campanhas de marketing. A solução: parcerias. Um planejamento bem estruturado, foco e busca de parceiros na divulgação reduz muito o custo das campanhas de marketing.

Veja nossas dicas de como criar campanhas com baixo investimento e entenda como essa estratégia pode viabilizar campanhas no seu negócio.

1. Talentos internos

Pensar em uma campanha para divulgar sua promoção ou seus produtos costuma esbarrar em uma lista de altos investimentos: fotografia, modelos, publicidade, etc… E a solução pode estar bem perto de você… Divida seu planejamento com a equipe e tente encontrar no grupo habilidades que possam reduzir os seus custos: alguém que possa fotografar, posar, fazer a arte da vitrine… Além de diminuir o investimento, compartilhar esse trabalho desde a concepção da campanha gera um engajamento de equipe saudável para qualquer promoção e fundamental para a motivação da equipe.

1. Planejamento criativo

A pauta é um editorial para a coleção verão dos produtos da loja. Você já encontrou na sua equipe alguém capaz de fotografar, os modelos, quem vai cuidar da produção… Escolher o local com criatividade também pode zerar o custo de locação. Espaços públicos, de amigos ou parceiros da sua empresa podem render excelentes resultados e ainda agregar qualidade ao seu editorial.

1. Vá às “compras”

Preste atenção na vizinhança do seu negócio e proponha parcerias interessantes para o coletivo. Uma vitrine incrível, por exemplo, pode custar muito ou custar nada, se os elementos que a compõem forem emprestados dos seus vizinhos de comércio. Um bom exercício para apostar em parcerias certeiras é pensar em como o seu produto pode contribuir com os seus vizinhos. E o discurso da sua proposta começa por aí: pelo que a sua empresa tem a oferecer em troca.

1. Proponha bons negócios aos parceiros

Para selecionar um parceiro, é preciso pensar em como a sua campanha pode ser útil ao negócio dele. Em geral, as melhores parcerias surgem entre empresas que compartilham o mesmo tipo de público, e não, necessariamente, a mesma categoria de produtos. Um coquetel de lançamento em uma boutique, por exemplo, pode ser útil à joalheria do outro lado da rua, à confeitaria, à loja de bebidas. E, se a sua campanha valorizar o “espaço comercial” cedido às empresas participantes daquele evento, suas chances de bons negócios nas parcerias aumentam.

1. Invista pontualmente

Utilize seu orçamento para investimentos pontuais onde não cabem parcerias: brindes, publicidade em rede social, garçons, banners, por exemplo.

6. Embarque em campanhas macro

Aproveitar grandes campanhas pode reduzir ainda mais o seu custo. A CDL promove diversas campanhas acessíveis aos associados, com ampla divulgação na mídia e benefícios atrativos ao consumidor. No Natal CDL Mais Presente, por exemplo – participe aqui http://www.promocaodepremioscdl.com.br/premios – os consumidores engajados pela sua empresa concorrem a um automóvel Fiat Moby, uma moto Honda, 8 vales-compra de R$1.000. A campanha, com material de divulgação disponível aos associados, ainda propõe o engajamento de equipes oferecendo prêmios aos vendedores indicados nos cupons dos consumidores cadastrados: dois vales-compra no valor de R$2.000 e oito vales-compra no valor de R$200,00.