É hoje! Como aproveitar a Black Friday para vendas além desta sexta

Chegou a segunda data mais importante para o varejo depois do Natal! Sabemos que hoje, especialmente se a sua empresa se preparou para a data, será um dia intenso por aí. Ainda assim, vale conferir nossas dicas para aproveitar ao máximo esse dia especial para vender mai – esse é o objetivo – mas também para promover a sua marca e reforçar relacionamentos para futuros negócios.

Atenção os clientes “de casa”

Observe – se possível, registre – os atuais clientes do seu negócio que estão visitando à sua empresa hoje. Estes, que atenderam ao seu chamado para a promoção Black Friday merecem ser considerados para outras promoções ao longo do ano. Perceba também que há o perfil “cliente de promoção”. Ainda que apareça na sua loja com menos frequência, ele é fundamental para o fluxo de vendas e talvez possa ser mais assíduo se o seu marketing souber atraí-lo em outras épocas.

Atenção aos novos clientes

Grandes promoções são a melhor oportunidade para atrair novas pessoas para o seu negócio. O foco com este público que está estreando na sua loja é atender de forma que, em meio aos produtos que você selecionou para a promoção, ele consiga entender o seu negócio como um todo, saber da sua linha completa de produtos/serviços, ter uma boa impressão do seu atendimento e incluir a sua empresa na lista de “lugares para voltar”. Hoje é dia de distribuir cartões, anotar contatos, convidar para curtir sua página nas redes sociais, ampliar sua lista de transmissão no WhatsApp.

Administre a tensão

Com tanta gente, fica difícil atender a todos da maneira que você gostaria. Faça o possível para que sua equipe pelo menos dê as boas-vindas a todos que visitarem sua empresa hoje. O consumidor compreende que não é possível ter um vendedor exclusivo para si em situações especiais como hoje. Ainda assim, não aceita não ser recebido, cumprimentado ou minimamente guiado na sua experiência de compra.

Administre a crise Prepare-se para imprevistos. Os problemas do dia a dia se intensificam na proporção do movimento. Reúna-se com a equipe, reforce a atenção à segurança, trace estratégias para gerenciar crises e, especialmente, aponte quem, mesmo com fluxo intenso, possa se ausentar das suas funções para buscar soluções aos problemas que surgirem.

Cuide do Pós-Venda

Vender sem prestar a mínima assistência pós-venda que aquele produto/serviço exige gera más experiências de compra e converte o seu lucro com a Black Friday em prejuízo a longo prazo. Preparar-se para vender mais subentende manter uma estrutura para prestar o atendimento completo com qualidade.

Boas vendas!