Natal: prepare-se para ir além das boas vendas

Prepare-se para a data mais importante para o varejo. Mas não se acomode com o tradicional aumento das vendas nesse período. Prepare-se para vender mais. Tenha em mãos os resultados do ano passado, pense no que pode ser feito diferente neste ano. Esteja aberto para fazer algo que nunca fez, para testar novas abordagens, investir em novas estratégias de marketing.

A seguir, preparamos uma série de dicas para planejar um fim de ano com vendas além das “boas vendas”. Entre no clima de Natal!

Planeje sua campanha

Monte sua Campanha de Natal baseada nos resultados dos últimos anos. Planejar inclui pensar no que oferecer para o seu público, treinar a sua equipe para a temporada, estipular metas e plano de ação.

Veja aqui como incentivar campanhas de baixo custo

Sugira o presente

Escolher um presente não é uma tarefa fácil para qualquer pessoa. Você pode ajudar o consumidor a decidir:

• Selecione entre seus produtos os mais interessantes para presentear e destaque-os;

• Faça sua empresa ser percebida como uma opção para comprar presentes: “quem gostaria de ganhar o produto/serviço que você vende?”. Comece sua campanha por aí!

• Vá além do comum: apresente ao consumidor outras possibilidades de presente além dos tradicionais. Se você não vende os triviais roupa/perfume/bombom, apresente o seu pneu de carro, ferramentas de jardinagem e cadeira de praia como opções reais para presentes;

• Serviços também são presentes. Se esse é o seu setor, faça o consumidor entender essa possibilidade: crie vales-presente interessantes, flexíveis, práticos e, visualmente, atraentes também.

• Mostre suas sugestões nas redes sociais. Veja aqui como apostar no marketing digital

Prepare o “presentinho”

Períodos de grande movimento são a oportunidade ideal para mostrar o seu mix de produtos. Ainda que tenha preparado as suas melhores apostas conforme a dica anterior, não ignore os demais produtos.

Mantenha em local visível a famosa “lembrancinha”, o presente de menor custo que você possa oferecer. Essa estratégia abre a possibilidade aumentar o seu ticket médio – leia sobre ele aqui  – , facilitar a vida do seu cliente e fazê-lo levar mais do que inicialmente estava procurando.

Aqui, outras dicas de como facilitar a jornada de compra

Invista em vitrine

Crie uma vitrine que coloque a sua loja em clima de Natal, mas sem confundir o consumidor. Precisa ser atrativa, agradável e evidenciar o que você vende.

Veja dicas para criar uma vitrine vendedora https://blog.cdlcaxias.com.br/2018/10/04/como-criar-vitrines-que-vendem/

Crie promoções

Não perca a oportunidade de criar o que mais atrai os consumidores: promoções! Elas não precisam ser, necessariamente, de descontos. Sorteios, brindes e combos também ajudam a alavancar as vendas. Inclua sua empresa no Natal CDL Mais Presentes.http://www.promocaodepremioscdl.com.br/premios

Mantenha a loja organizada

É mais difícil manter tudo no lugar com tantos consumidores circulando pela loja. Faça um esforço e inclua a organização na rotina da equipe. Lojas organizadas conseguem mostrar melhor os produtos. E produtos bem apresentados vendem mais.

Invista no detalhe

O café que você oferece aos clientes, o brinde ao final da compra, o atendimento carinhoso, a bela embalagem de presente que você preparou especialmente para o Natal… Acredite: tudo isso também faz o cliente voltar.

Boas vendas!