Metas 2019: 6 dicas para melhorar a cultura organizacional do seu negócio

Confira essas ações que podem melhorar o ambiente do seu empreendimento:

1. Não deixe que a correria diária te afaste de conversar com seus funcionários. Talvez você precise anotar na agenda e fazer disso um compromisso fixo todo mês, mas uma conversa com os funcionários, para dar feedbacks (negativos ou positivos) sobre o trabalho deles e também ouvir as solicitações, queixas ou avaliações dos próprios, é essencial para manter uma boa cultura organizacional na empresa. Escutá-los faz com que eles percebam que são importantes para o negócio e que suas opiniões são consideradas.

2. Tenha as portas abertas. Nem sempre a conversa vai acontecer apenas naquele dia marcado. Dê abertura, dentro do possível, e não crie empecilhos para a comunicação entre você e seus funcionários.

3. Dê o exemplo. Se você diz aos seus vendedores, por exemplo, que a missão da sua loja é atender bem os clientes, é seu dever ser educado e gentil, não só com os clientes, mas com os próprios vendedores também. Você não pode exigir um comportamento que você mesmo não coloca em prática. Se você cobra organização e pontualidade da equipe, a mesma coisa.

4. Na hora de contratar, sempre que possível, traga para a sua empresa aqueles candidatos que pensam como líderes, que mostram que têm uma visão macro e que parecem ser pró-ativos. Eles ajudarão a desenvolver a sua empresa cada vez mais.

5. Dê reconhecimento. Se as metas de vendas de fim de ano forem alcançadas ou ultrapassadas, recompense os colaboradores, afinal, foi um esforço de equipe. Mais do que incentivos financeiros, os elogios são sempre bem-vindos no dia a dia.

6. Incentive a generosidade, não o individualismo. Tanto você, líder, quando os outros colaboradores precisam estar dispostos a ajudar uns aos outros, a treinar, a apoiar, a tirar dúvidas. Quando todos se ajudam a crescer a empresa só tende a crescer também.

Quantos desses itens você já segue ou pretende seguir para o ano que vem? Esperamos que as dicas tenham ajudado e vamos adorar se você tiver outras para compartilhar nos comentários!