Um bom papo sério: como dar feedback à equipe

Falta de feedback é uma das principais reclamações de colaboradores nos mais diversos tipos de empresa. É uma falha da gestão não informar a equipe sobre os resultados do trabalho, não falar das metas e de onde a empresa quer chegar, não pontuar com cada colaborador os pontos fortes e desafios da sua atuação.

Há gestores que utilizam o momento dessa conversa com o colaborador somente nos momentos em que é necessário fazer uma crítica. Acabam por transformar o feedback em um guichê de reclamações e desmotivam a equipe. O contrário também é prejudicial: evitar fazer críticas e concentrar os feedbacks nos elogios suprime parte fundamental dessa conversa – a proposta de mudança – que é o que impulsiona o crescimento conjunto.

Veja dicas para um bom feedback:

1. Respeito

Ele deve vir sempre em primeiro lugar. Ainda que as falhas sejam graves e a conversa fique tensa, mantenha a educação, o tom de voz adequado e a empatia com quem escuta.

Leia mais: Melhore a cultura organizacional do seu negócio

2. Objetividade

Ser objetivo ajuda na compreensão da sua mensagem. Feedbacks não precisam ser longas reuniões.

3. Foco

Concentre a sua avaliação nos comportamentos, resultados e situações que você observou. Não dê margem à fofoca.

4. Equilíbrio

Avalie pontos fortes e negativos. Não seja agressivo na crítica, nem falso no elogio.

5. Proposta

O feedback é um bom momento para debater como ampliar o que você julga favorável na atuação do profissional e como corrigir problemas. Certifique-se que o seu colaborador compreendeu a mensagem e a importância das mudanças. Leve suas propostas e não saia dessa reunião sem um plano para melhorar.

6. Aplicação

Tanto em críticas quanto em elogios, tente mostrar a aplicação disso no dia a dia da empresa e a interferência nos resultados. Ilustrar situações é uma boa maneira de fixar e despersonalizar a mensagem.

7. Troca

Feedback é o retorno que você, como gestor, dará à equipe. Mas esteja disposto também a ouvir. Não trata-se aqui de pedir explicações ou ouvir desculpas, mas de oportunizar que o colaborador contribua com as soluções. E essa possibilidade faz toda a diferença na maneira como as pessoas recebem os feedbacks.

O feedback é então a dica número um para qualificar a gestão do seu negócio: veja aqui outras sugestões.

Boa conversa!