Bons vendedores. Saiba como desenvolvê-los

Jornalistas esportivos costumam dizer que time bom não pode ter jogador ruim (já que esse, eventualmente, vai entrar em campo).  

Assim como o time precisa que todos os seus jogadores sejam bem treinados para garantir a vitória do jogo, as lojas precisam que todos os seus vendedores sejam bons para que ela alcance o sucesso no mercado. O raciocínio — bem simples — é o mesmo.

Mas como conseguir, isso?

Fazer com que toda a equipe se engaje no propósito da sua marca é o objetivo de todo o empreendedor. Não é fácil, mas ele pode ser alcançado.

Primeiro, é necessário que os objetivos do seu negócio, o propósito da sua marca sejam claramente apresentados (e lembrados, de tempos em tempos) aos seus vendedores. Muitas empresas de sucesso investem em consultorias, em treinamentos, em encontros de equipe… é preciso ter um momento para conversar com seus funcionários (e não apenas no início do ano).

Já escrevemos sobre “Como dar um bom feedback para a sua equipe”. Leia aqui.

Saiba elogiar e oferecer benefícios, de forma a motivar os funcionários sempre. Não dá para apenas criticar — essa é a receita para desmotivar qualquer ser humano. Veja “6 dicas para motivar a equipe a atender melhor os clientes” aqui.

Lembre-se que é importante propiciar também um ambiente agradável aos que trabalham com você. Leia como nesse texto.

Importante: mesmo que seus colaboradores tenham desempenhos diferentes, trate todos da mesma forma – ninguém gosta de se sentir excluído e com menos benefícios. Veja outras dicas para deixar a sua equipe mais feliz no link.

Vale sempre investir em atualizações e treinamentos (que podem ser feitos internamente) para os seus colaboradores. Dê a eles condições de serem profissionais cada vez melhores e mostre que você os reconhece por isso.

Tem mais alguma dica para desenvolver bons vendedores? Fique à vontade para comentar.

Deixe uma resposta