Planeje-se para as “surpreendentes” contas de início de ano

2 minutos para ler

Quem comanda qualquer tipo de negócio sabe que os primeiros meses do ano são críticos para a inadimplência. É como se o fim de ano, as férias e o peso das contas de início de ano no orçamento justificassem a falta de pagamento… Todo janeiro tem IPTU, IPVA, material escolar, matrícula… sem contar com as despesas das férias. Mas, ainda que a chegada dos boletos não falhe nunca, esses parecem sempre uma surpresa.

Conforme um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apenas 9% dos brasileiros dizem ter condições de pagar essas despesas de início de ano. E 11% não fizeram qualquer planejamento para conseguir quitar as dívidas.

Falta planejamento! Esse assunto, sobre o qual sempre trazemos dicas por aqui, e que serve tanto para o consumidor quanto para as empresas precisa mesmo de alerta constante. Começar o ano no vermelho pode estender o endividamento por vários meses.