Insights para aumentar a sua lista de clientes

Melhorar o processo de vendas e atrair mais clientes para o negócio é um desejo de todo empreendedor. Manter os clientes atuais (e mantê-los satisfeitos) durante esse processo de crescimento é tão importante quanto. Para isso, primeiro é preciso ter em mente que a única coisa que fará o cliente permanecer fiel a você é o quanto você agrega de valor para ele. Ou seja, é preciso ter um processo focado no cliente!

Você não está vendendo a ele apenas um produto ou um serviço, mas uma solução para algum problema/desejo dele. Após a venda, ao utilizar o que você vendeu a ele, ele precisa obter sucesso. Por exemplo: você trabalha com peças automotivas. A sua preocupação, além de conseguir trazer novos clientes à sua loja, é resolver os problemas dos carros que aparecem por lá. É bem simples: não basta apenas vender a peça, você precisa garantir que o carro do cliente funcione bem com ela. Obtendo sucesso nisso, o cliente vai retornar à sua loja quando precisar de outro produto, indicá-lo para conhecidos, além de cogitar outras melhorias que pode fazer no carro, a partir dos seus outros produtos/serviços.

Em todas as etapas da sua venda, tente enxergar pela perspectiva do cliente: qual o problema dele, o que ele precisa, o que ele quer alcançar, como ele precisa ser tratado…

Só será possível enxergar pela perspectiva dele se você antes souber quem ele é. Trace um perfil dos seus clientes, analise as características da maioria das pessoas que hoje compram na sua loja ou que contratam o seu serviço. Antes de oferecer o seu trabalho a alguma companhia, veja se o seu produto se encaixa nos interesses dela, para que não haja perda de tempo. Estude o mercado e as empresas que você pretende prospectar. Você sabe quem é e quem pode ser seu cliente hoje?

E a sua equipe de vendas? Como anda? O sucesso do negócio depende bastante de uma equipe de vendas bem organizada, motivada e com um plano de prospecção de clientes bem estruturado. Antes de sair procurando clientes, é preciso organizar o processo.

Seja acessível! Além de estar presente (e de ser facilmente encontrado) no meio digital, leve a sua marca para alguns eventos, feiras, cursos, convenções… Esses locais são lugares ótimos para realizar networking com pessoas influentes e tomadores de decisão. Leia novamente sobre networking aqui.

E, por último, mais uma dica essencial: ajuste o seu foco. Como já falamos, saber para quem você vende é importantíssimo para não perder tempo oferecendo seus serviços e produtos para quem não é o seu público. Em um contato comercial, tente falar sempre com a pessoa que toma as decisões. E faça seu dever de casa antes: mostre que você conhece a pessoa/empresa e explique como o seu negócio pode ajudá-los a crescer ainda mais.

Este conteúdo foi útil a você? Comente as suas sugestões!