Dicas para fazer uma contratação assertiva

A empresa cresceu e precisa de funcionários. Que bom!

Mas e agora?

Em empresas menores, o próprio gestor precisa se envolver no processo de seleção e contratação de novos funcionários. E nem sempre isso é algo fácil de fazer. Pode ser um caminho cansativo e cheio de dúvidas, especialmente no que diz respeito ao questionamento “será que estamos fazendo a melhor escolha?”

Como evitar as chances de erro na contratação de novos empregados? Listamos algumas dicas que podem facilitar o processo:

Defina o perfil do profissional que você deseja

Pergunte-se, antes de abrir a seleção:

Que tipo de profissional estou procurando?

Qual atividade ele vai realizar?

Que habilidades ele deve ter?

E quanto tempo de experiência?

Quais características estou procurando?

Escolha o processo de seleção

Você fará entrevistas, analisará portfólios, realizará avaliações práticas…? Escolha os seus métodos de seleção de acordo com a vaga. E foque no essencial: um processo seletivo longo não é sinônimo de bem feito. Foque nas habilidades e nos comportamentos que são essenciais para a vaga e planeje as etapas do processo de forma que elas avaliem essas competências sem perder tempo.

Use as redes sociais como suas aliadas

O LinkedIn possibilita fazer buscas minuciosas por profissionais, enquanto outras redes, como Facebook, Instagram e Twitter podem te ajudar a ter uma ideia melhor sobre quem é o candidato (como pessoa, não apenas como profissional). As redes também servem para você anunciar a sua vaga e receber currículos.

Peça referências

Há gestores que mesmo após a entrevista e indicações, gostam de pedir referências aos candidatos para conseguir mais informações sobre ele com a melhor fonte possível para esse caso: quem já trabalhou com o profissional.

Na hora da entrevista: saia do óbvio

Algumas dicas para o seu roteiro de perguntas:

• Você já trabalhou com o procedimento X? (aqui, adapte ao seu serviço/produto)
  • O que você sabe sobre ele?
  • Quais habilidades você já usou que se relacionam com esse cargo?
  • Costuma trabalhar bem com prazos curtos?
  • Como você organiza seu tempo?
  • O que você faz em seu tempo livre?
  • Qual foi o emprego que você achou menos interessante até o momento?
  • E o mais interessante?
  • Quais foram suas maiores conquistas profissionais?
  • Como você lida com críticas? Fale de uma situação em que seu trabalho foi criticado e como você lidou com isso.
  • O que você aprendeu em seu último emprego?
  • O que mais te interessa nessa vaga?
  • Por que você saiu do seu último emprego?
  • Quais são seus planos profissionais para os próximos anos?
  • O que a empresa ganharia contratando você?

Fique à vontade para compartilhar nos comentários outras dicas para quem está contratando!