15 lições de Game of Thrones sobre negociação

Quer você seja fã ou não, achamos que a série mais comentada do momento, a produção da HBO Game of Thrones, pode trazer bons insights para o mundo dos negócios. Liderança, foco, estudo, determinação, técnica, networking. Tudo isso que precisamos desenvolver para sobreviver no mundo do trabalho também é mostrado (só que mais dramaticamente) no seriado. Confira e inspire-se nos conceitos:

1. Trabalho duro sempre compensa

Esforço e foco são essenciais para atingir o sucesso. Tudo o que foi conquistado em Game of Thrones ocorreu após muito trabalho duro dos envolvidos.

2. A participação de todos é importante

Até mesmo aqueles que você acha que não teriam tanto a contribuir, sempre podem ajudar com algo e trazer uma nova perspectiva à mesa. Faça com que as pessoas se envolvam em sua causa.

3. Networking

Boas relações são tudo. Ter uma boa (não necessariamente grande, mas uma forte) rede de contatos pode te ajudar a crescer em muitas áreas.

4. Boas relações

Cerque-se de boas pessoas que te apoiem. Mas que também saibam te dar um toque quando você não está fazendo a escolha certa. Daenerys, por exemplo, sempre soube quem ter ao seu lado.

5. Lembre-se: você também ganha para pensar

Na série, a “Mão do Rei” ou a “Mão da Rainha” é um cargo cujo objetivo é pensar e refletir. Você pode não ser a Mão da Rainha, como Tyrion, mas certamente o seu trabalho, independentemente de qual seja, envolve momentos de reflexão e raciocínio para a tomada de decisões mais assertivas. E é importante reconhecer que isso faz parte da rotina.

6. Treine. Treine. E treine mais um pouco

Os melhores lutadores e lutadoras da série só são assim por causa de exaustivas horas de prática. Quem obteve a perfeição, obteve através da prática e da experiência.

7. Escute os mais velhos. Mas também saiba dar espaço aos jovens

Você nunca sabe quem vai acabar salvando o dia…

8. Leia e estude constantemente

Foi através da leitura que o personagem Sam descobriu uma das revelações mais importantes e que mudaram o rumo da série. A leitura abre portas. E mentes.

9. Não se acomode por causa do seu cargo

Jon Snow decidiu abandonar seu posto de Rei do Norte ao perceber que possuía um propósito muito maior do que este. Às vezes, estamos acomodados em um cargo, ou mesmo em uma função que muito almejamos estar, mas precisamos permanecer abertos para planos maiores.

10. Não tenha medo

E para aceitar esses propósitos maiores, seja corajoso e destemido. A coragem vai te abrir muitas portas.

11. Use os erros como lições

Nem sempre vai dar tudo certo nessa jornada, mas cada batalha perdida será um ensinamento.

12. Seja firme nas decisões

Especialmente se está em posições de liderança na empresa. Mas ao mesmo tempo, ao errar, seja humilde para reconhecer e tentar de novo de uma forma melhor.

13. No fim, o que importa são as pessoas

Ninguém consegue nada sozinho, não é verdade? Pense na trajetória dos personagens da série. Quantas alianças precisaram ser formadas para que o objetivo maior fosse alcançado?

14. Liderança positiva

Não seja Cersei. Suas decisões, como gestor, devem impactar positivamente nas pessoas pelas quais você é responsável. Trate a todos com respeito e consideração. Seja um líder que inspira, não um líder que causa medo.

15. Não desista

Mesmo quando tudo vai mal, há sempre uma saída. Pare. Respire. E busque a solução. Quando pensar em desistir, lembre-se do que Arya aprendeu (e nos ensinou): “Not today!” (Tradução livre: “Hoje não!”)

Deixe uma resposta