Pesquisa de Dia das Mães. O que os consumidores querem comprar?

As compras para domingo (12), Dia das Mães, marcam a segunda melhor época do ano para o comércio. Como de costume nas datas comemorativas, a CDL Caxias preparou uma Pesquisa de Intenção de Compras para ajudar os lojistas nas vendas. Foram entrevistadas 400 pessoas da cidade, entre os dias 25 e 29 de abril. Confira os principais tópicos:

  • 58% diz que pretende fazer compras para a data;
  • A maioria dos entrevistados respondeu que são os anúncios que mais os lembram de preparar as compras para o Dia das Mães (promoções e decoração nas lojas também aparecem nessa lista). O Facebook é o canal mais utilizado pelos entrevistados para receber informações sobre os produtos para a data, o que indica a importância da preparação e divulgação das lojas para que as vendas correspondam às expectativas. Como andam as redes sociais do seu negócio? Desenvolvemos uma Campanha de Dias das Mães exclusiva para os associados CDL, com peças para redes sociais, e-mail marketing e adesivo de vitrine. Veja aqui.
  • Um dos resultados mais interessantes é em relação à pergunta “Quem escolhe o presente?” E, diferente do que se possa imaginar, na maioria dos casos não é o (a) filho (a), e sim a própria mãe (ou a outra pessoa que o ganhará o presente na data, como a esposa, a sogra, a avó, etc). Tenha em mente então que quem entra na sua loja pode, muito provavelmente, ser uma mãe à procura de um presente para ela mesma, ou apenas uma mãe que nem estava pensando nisso, mas a partir das suas sugestões, vai decidir que a sua loja é o local onde ela vai escolher o seu próprio presente;
  • E quais serão os presentes mais procurados? 36% respondeu vestuário e moda, 25% beleza e cuidado pessoal, 12% flores, 6% coisas para casa. No ano anterior a diferença entre o 1º colocado na intenção de compras (vestuário e moda) e o 2º (beleza e cuidado pessoal) era de mais de 30%. Neste ano, a diferença é de apenas 11%. Além disso, o número de indecisos aumentou 14%. Prepare os seus vendedores para oferecerem boas sugestões de presentes a este grande grupo de indecisos. Veja algumas dicas sobre Como desenvolver bons vendedores aqui e Como motivar a equipe a atender bem os clientes aqui.
  • 78% dos entrevistados da pesquisa respondeu que os sentimentos que nutre pela mãe, como gratidão e amor, influenciam na compra do presente para ela. E quem trabalha com vendas sabe que incluir o sentimento é sempre uma boa ação para que o cliente, além de ter uma boa experiência de compra, também saia satisfeito com ela. Faça o seu cliente se sentir na Disney, seja na véspera do Dia das Mães ou em qualquer outra época do ano. Já escrevemos sobre isso aqui.
  • Os serviços também aparecem como opção de presente para 59% dos entrevistados: como almoço em restaurantes, almoço em casa, beleza e estética e viagem;
  • O ticket médio previsto é de R$ 177,89. Os entrevistados parecem menos dispostos a gastar do que no ano passado (em 2018, o ticket médio foi de R$ 143,48, número 19% menor). Vale levar isso em consideração na hora de criar preços e promoções;
  • Os entrevistados estão dispostos a pesquisar antes de comprar: 79% diz que pesquisa produtos e preços antes de comprar, e a maioria, 37%, está fazendo isso essa semana que antecede a data;
  • E, para finalizar, os entrevistados responderam o que esperam encontrar nas lojas ao realizar as compras de Dia das Mães: identificação clara de preços, agilidade no atendimento, diversidade nas opções de presente e produtos de qualidade. A sua loja está pronta para atender essas expectativas?

Esperamos que os dados da pesquisa tenha ajudado a entender melhor o comportamento dos consumidores este ano. Boas vendas!

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