Dicas para se dar bem com os colegas de trabalho

Passamos bastante tempo do dia com eles, certo? Como, na maioria dos casos, não podemos escolher quem são nossos colegas de trabalho, a melhor saída é tentar fazer da relação com eles a melhor possível. Veja algumas dicas que podem te ajudar a tornar esse dia a dia mais agradável:

1.Saiba escutar: ouça mais e fale menos. É sempre bom estar disposto a ouvir as outras pessoas também.

2. Socialize: na hora do cafezinho, do intervalo, na chegada, na saída, ou sempre que tiver uma oportunidade, tente socializar com seus colegas, não fique mudo.

3. Tente encontrá-los fora do ambiente de trabalho, eventualmente. Os encontros podem ajudar a estreitar as relações e a melhorar o clima no escritório.

4. Evite temas polêmicos nas conversas de trabalho: mantenha conversas leves se você quiser ter um bom relacionamento com seus colegas. A política brasileira atual, por exemplo, pode não ser um bom tema para ser discutido no trabalho. Tente mudar de assunto, caso a conversa vá para um lado que você sente que possa ser mais perigoso, ou então saia (educadamente) da discussão.

5. Esteja disposto a ajudar os seus colegas: você é um bom chefe/funcionário se faz bem o seu trabalho, mas mais do que isso, se consegue, na medida do possível, ajudar alguém que está precisando de apoio ou tem alguma dúvida no escritório. Seja prestativo. Se você ajuda as pessoas com boa vontade, elas tendem a retribuir o favor.

6. Seja paciente: compreenda que todos são diferentes e as pessoas não trabalham nem produzem da mesma forma que você. Seja gentil com suas palavras. Como manter a calma no trabalho? Já escrevemos sobre isso. Leia aqui.

7. Não faça fofocas: e fique longe delas (ou em silêncio) quando ouvir uma.

8. Assim como das fofocas, mantenha distância das competições desnecessárias no ambiente de trabalho.

9. Se tiver algum problema com um colega, não reclame para o chefe (essa é a pior abordagem possível): o mais indicado é tentar conversar com este próprio colega para tentar melhorar a situação.

10. Pratique a empatia: coloque-se no lugar do colega. Assim como você, ele tem dias ruins e o motivo de uma possível irritação ou mau-humor não deve ser levado para o lado pessoal e causar um atrito no trabalho. Às vezes, é só mesmo um dia difícil, que todos têm.

Deixe uma resposta